Voz da Póvoa
 
...

“Arquitectura do Bacalhau e outras Espécies” na Biblioteca Municipal

“Arquitectura do Bacalhau e outras Espécies” na Biblioteca Municipal

Cultura | 13 Novembro 2023

 

A Biblioteca Municipal Rocha Peixoto. no dia 17 de Novembro, às 17h00, acolhe a apresentação do livro “Arquitectura do Bacalhau e outras Espécies” de André Tavares e Diego Inglez de Souza.

O momento conta com a presença do autor Diego Inglez de Souza e a obra será apresentada pelo jornalista e presidente da Bind'ó Peixe - Associação Cultural,  Abel Coentrão.

“Qual é a arquitectura do bacalhau? É óbvio que um peixe não constrói edifícios, mas as suas características biológicas geram arquitectura. Este livro explora essa hipótese e foca-se na costa portuguesa para compreender as relações dinâmicas entre a construção em terra e a instabilidade dinâmica dos ecossistemas marinhos.

Olhando para os séculos XIX e XX, num momento em que a industrialização das pescas impulsionou grandes transformações em terra e no mar, são escrutinadas as construções e territórios associados ao bacalhau, à sardinha, ao atum, à pescada e ao polvo, peixe-galo e tamboril.

Através de várias chaves de leitura, da biologia dos animais às tecnologias da pesca e processamento do pescado, da política às práticas de consumo, é possível compreender a que ponto os peixes deram forma à construção da paisagem e do território e, em paralelo, como essa transformação aumentou a pressão ecológica sobre o mar.”

André Tavares (Porto, 1976) é arquiteto pela Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto (2000), e autor dos livros Arquitectura antituberculose (Faup-publicações, 2005),Os Fantasmas de Serralves (Dafne, 2007), Novela Bufa do Ufanismo em Concreto (Dafne, 2009) e Duas obras de Januário Godinho em Ovar (Dafne, 2012).

Foi diretor do Jornal Arquitectos (2013-2015) e, com Diogo Seixas Lopes, curador geral da Trienal de Arquitetura de Lisboa 2016.

Diego Inglez de Souza (São Paulo, 1978) é arquitcto e urbanista pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (2003), doutorado em História e Arquitetura pela FAU-USP e pela Université Paris 1 Panthéon-Sorbonne (2014). É investigador integrado no Dinâmia’CET do ISCTE-IUL

partilhar Facebook
2467/20231117_bacalhau.jpg
2467/20231117_bacalhau_1.jpg
Banner Publicitário