Voz da Póvoa
 
...

Apresentado na Biblioteca Municipal ‘Ódios de Fronteiras’

Apresentado na Biblioteca Municipal ‘Ódios de Fronteiras’

Cultura | 20 Julho 2023

 

O Intendente Ezequiel Rodrigues lançou no dia 13 de julho, o seu livro “Ódios de Fronteiras” na Biblioteca Municipal Rocha Peixoto. O autor natural da freguesia de Facha, Ponte de Lima, foi apresentado pelo Major-general António Aguiar Cardoso, e o primeiro romance com que se dá a conhecer aos leitores de ficção, pelo editor José Manuel Lopes de Castro.

Abrindo nas páginas uma pequena síntese, descobrimos que o romance é  “baseado em factos reais, mas intencionalmente ficcionado quanto aos protagonistas e aos lugares, é uma metáfora dos ódios latentes numa sociedade portuguesa caracterizada por barreiras vivenciais, psicológicas e emocionais decorrentes da marcada estratificação social entre as gentes do povo e as famílias abastadas da província, e em que a religião e a sua moral exercem um poder de acomodação à subserviência e à pobreza dos primeiros, condições garantidas, em última instância, pela mão perseguidora e educadora do regime”.
 
Na mesa, marcou também presença o Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, que recuou ao tempo em que conheceu o autor quando este começou a exercer funções como Comandante da Divisão Policial da Polícia de Segurança Pública de Vila do Conde. Aires Pereira desafiou o autor a apresentar a obra na Feira do Livro da Póvoa de Varzim que irá abrir as portas ao ar livre entre 28 de Julho e 15 de Agosto, no Largo do Passeio Alegre.
 
Por seu lado, Ezequiel Rodrigues considerou o lançamento do livro “um momento marcante e inesquecível”, acrescentando que era uma “honra enorme” fazê-lo numa cidade onde nasceram e viveram nomes da literatura como Eça de Queiroz, Agustina Bessa-Luís ou Luísa Dacosta, entre outros, “era uma honra” sem esquecer o maior festival literário do país, o Correntes d’Escritas.

Ficou também a promessa do autor, que os leitores podem aguardar por futuras narrativas de enredos históricos ou contemporâneos, onde a realidade e a ficção se interrogam.

Fotos: JCM

partilhar Facebook
Banner Publicitário