
A Galeria do Póvoa Arena a assumir-se como um novo espaço expositivo, o maior da cidade, oferecendo paredes para telas de dimensões fora do comum, e um redondo corredor com luz natural que permite não só instalações artísticas como a exposição de esculturas de pequenas, médias e grandes dimensões.
A exposição colectiva de arte “Show (Us) Around” com a curadoria de Elisa Pinhão Ferreira foi a primeira experiência das muitas esperadas e até 15 de Novembro, ainda está a tempo de a visitar.
“É muito bom ter-vos aqui. Estou muito feliz, o catálogo está muito bonito, vão ter a oportunidade de ver. O catálogo tem um texto meu, tem um texto da indiferença, e é o culminar de uma viagem que fizemos, uma primeira viagem, que espero que tenha sido do agrado de quem colaborou no projecto, e principalmente das pessoas que visitaram e que ajudaram a tornar esta primeira experiência, penso eu, num sucesso”, disse Elisa Pinhão Ferreira, no dia 31 de Outubro, na apresentação do catálogo que reúne todas as obras expostas.
Também o ainda Presidente da Câmara Municipal, Aires Pereira, começou por agradecer “à Elisa, ao professor Afonso Pinhão Ferreira, que tornaram possível a realização desta exposição. Um agradecimento aos pintores, aos escultores, aos artistas, a razão desta exposição. Sem vocês não há arte, sem vocês não há exposições, sem vocês não há criatividade, e, portanto, quero-vos agradecer o facto de terem disponibilizado as obras e de terem permitido que nós fizéssemos esta exposição”.
E recordou a promessa feita no dia de abertura da exposição: “Vamos fazer a distribuição do catálogo. Este foi um processo bastante acelerado e queria agradecer à Escola de Média, Arte e Design, nomeadamente ao professor Serapicos, por ter colaborado connosco. Como sabem, é o autor da linguagem que utilizamos neste edifício e foi a ele que nós recorremos para elaborarmos quer a imagem da exposição, quer agora o catálogo. É uma belíssima peça que marca também esta que foi a primeira exposição na Galeria da Arena”.
Deixou ainda uma palavra à Presidente de Câmara eleita, “desejo-lhe, naturalmente, as maiores felicidades, que continuemos a valorizar este espaço, que continuemos a valorizar os nossos artistas e que tenha, naturalmente, os maiores sucessos no exercício da sua missão, porque o seu sucesso é, naturalmente, a alegria de todos, a melhoria da nossa terra, das nossas condições de vida, da nossa vivência, e, portanto, queria-lhe desejar os maiores sucessos no seu mandato e à sua equipa, em condições que não são as mesmas que tivemos no passado, mas às vezes as condições não sendo as mesmas também nos ajudam e também nos abrem novas perspectivas e também nos ajudam a ser mais criativos e, se calhar, estamos numa fase em que todos precisamos de todos para construirmos e continuarmos a construir a capitalização. Portanto, até sempre, muito obrigado a todos”.
Por José Peixoto
Fotos: D Reservados