Voz da Póvoa
 
...

Aprenda a Conservar Fotografias no Arquivo Municipal

Aprenda a Conservar Fotografias no Arquivo Municipal

Cultura | 20 Janeiro 2020

O Arquivo Municipal da Póvoa de Varzim pretende este ano privilegiar e direccionar a sua acção cultural para actividades com fotografias, conservação ou memórias fotográficas.

Depois de ter feito uma primeira incursão pelo mundo da memória, fotografia e histórias familiares, "Preservar memórias fotográficas", por Maria do Rosário Guimarães, do Arquivo Histórico Municipal do Porto, agendou para o último dia de Janeiro, pelas 21h00, uma acção de sensibilização intitulada “Higienização e acondicionamento de coleções fotográficas.

Desta vez a convidada é Carolina Ventura, licenciada em Conservação e Restauro, com Especialização em tratamento de Documentos Gráficos e colaboradora do Laboratório de Conservação e Restauro de Documentos Gráficos da Universidade do Porto, que apresentará algumas soluções para fotografias rasgadas ou deterioradas.

O objetivo passar por apresentar materiais e técnicas básicas para higienização, tratamento, manuseamento e acondicionamento de fotografias. Convém sempre lembrar que muitos dos danos causados em fotografias são irreversíveis, devido à natureza dos compostos existentes nestes objectos. Colocar-se-á especial ênfase na sua preservação, desde o manuseamento ao acondicionamento.

A importância da conservação do negativo que permite novas impressões será também abordada, assim como a possibilidade da recuperação digital de imagens e nova impressão fotográfica.

O Arquivo Municipal pretende com estas acções sensibilizar os guardadores de imagens fotográficas, para a importância de preservar a memória de outros tempos, servindo também de apoio aos que se interessam pela memória e história da sua família.

partilhar Facebook
202/20200113_215709.jpg
202/20200113_215724.jpg
202/20200113_220328.jpg
Banner Publicitário