O Museu Municipal de Eschborn acolheu uma mostra de pintura “Suspenso” de Ana Romero, em representação da Póvoa de Varzim no âmbito das relações internacionais e de geminação com aquela cidade Alemã.
Na inauguração da exposição que aconteceu no dia 5 de Setembro, estiveram presentes o Presidente da Câmara de Eschborn, Adnan Shaikh; o Presidente da Assembleia Municipal, Markus Von Sternheim; a Vereadora do Ambiente Sílvia Costa, que representou a Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, e a artista convidada Ana Romero, entre outros artistas e cidadãos locais.
Ana Romero não se limita a criar obras onde o belo nos fascina, aliás nos últimos anos é o desassossego e a inquietação que a move a transformar o intemporal em actualidade, sobretudo, o lado negro da vida que algumas mulheres têm de enfrentar. O feminino é, por isso, o centro da sua angústia, mais do que vender um quadro, é o olhar interrogatório, a nossa distraída passagem pelo outro, ver além de nós. A pintora usa a sua arte para nos confrontar com a vida e a sua diversidade.
Ana Romero durante o seu percurso artístico fez mais de quatro dezenas de exposições colectivas, a partilha de momentos sempre a fascinou, mas há sempre uma meia dúzia de vezes que nos querem a sós, com vários impulsos criativos numas tantas telas, e a pintora também o fez.
Para além do intercâmbio com as comunidades irmãs na vertente cultural, desportiva, social e económica, esta iniciativa insere-se nas comemorações dos 50 anos de elevação da Póvoa de Varzim a cidade. A exposição vai manter-se naquela cidade até ao início de Novembro.
Recordamos que a Póvoa de Varzim está geminada com as cidades de Eschborn, Montgeron em França, Zabbar em Malta, e A Guarda na Galiza.
Por: JP
Fotos: Eschborn