Voz da Póvoa
 
...

Alexandre Pinheiro Torres 100 anos Depois

Alexandre Pinheiro Torres 100 anos Depois

Cultura | 30 Novembro 2021

Os escritores não são eternos, mas a sua obra faz o caminho. Daí, o Município da Póvoa de Varzim ter preparado um conjunto de iniciativas para celebrar o centenário de nascimento de Alexandre Pinheiro Torres, historiador literário e figura de proa do movimento neorrealista português.

O Museu Municipal de Etnografia e História da Póvoa de Varzim junta-se às comemorações e acolhe no dia 17 de Dezembro, pelas 15h00, a inauguração da exposição “A Póvoa Antiga no Universo de Alexandre Pinheiro Torres”. No mesmo dia, a partir das 21h30, será inaugurada na Biblioteca Municipal Rocha Peixoto a exposição “O tempo e o espaço de Alexandre Pinheiro Torres: Biblioteca particular” e o lançamento da reedição do romance “O Adeus às Virgens”.

Por último, no dia 27 de Dezembro, dia do centenário, às 11h30, será descerrada a placa comemorativa da efeméride, na casa onde o escritor morou, na Rua de S. Pedro, nº1. Recordamos que Alexandre Pinheiro Torres também habitou uma casa na rua Serpa Pinto, nº 62, frente à antiga ‘Ilha do Desterro’, que imortalizou em poesia.

partilhar Facebook
308/Alex_P_Torres.jpg
1099/Alexandre.jpg
Banner Publicitário