Voz da Póvoa
 
...

Agustina Bessa-Luís e o Cinema na Biblioteca Municipal

Agustina Bessa-Luís e o Cinema na Biblioteca Municipal

Cultura | 23 Dezembro 2022


 
No âmbito do programa de comemorações do centenário de Agustina Bessa-Luís, escritora que viveu ainda adolescente na Villa Myosotis na Póvoa de Varzim, a Biblioteca Municipal apresenta, até ao final do ano, um destaque audiovisual intitulado “A relação da escritora Agustina Bessa-Luís com o Cinema”.

Na apresentação da exposição pode ler-se “esta mostra, realizada na sala dos audiovisuais, pretende dar a conhecer as adaptações cinematográficas da obra da escritora, tais como Francisca, Vale Abraão, O Convento, Inquietude, O Princípio da Incerteza, Espelho Mágico, A Corte do Norte ou A Sibila. O destaque inclui, igualmente, os filmes que contaram com a sua colaboração, casos de Visita ou Memórias e Confissões, O Som da Terra a Tremer, Party, Frágil como o Mundo, Porto da Minha Infância, A Conquista de Faro e A Portuguesa”.

Segundo palavras da laureada escritora, ao Diário Popular de 8 de junho de 1967, “o cinema é uma experiência alugada. As pessoas tímidas ou imaturas sentam-se numa sala escura e deixam-se interpretar ambiciosamente pelos profissionais da imaginação. Quanto mais a vida parece agressiva e inexpugnável, mais uma multidão absorta corre às sessões de cinema e se submete à lição da comédia humana”.

Em ano de centenário de nascimento da escritora, 15 de outubro de 1922, o Município da Póvoa de Varzim está a promover um programa de comemorações, que começou com o descerrar da placa evocativa à efeméride na Villa Myosotis pelo Presidente da Câmara e continuou com uma mostra documental na Biblioteca Municipal.

partilhar Facebook
308/AGUSTINA-Fot_Visao.jpg
1881/Agustina_B-Luis.jpg
Banner Publicitário