Voz da Póvoa
 
...

Actividade Cultural de Regresso à Fundação Luís Rainha

Actividade Cultural de Regresso à Fundação Luís Rainha

Cultura | 24 Outubro 2022

 

A Fundação Dr. Luís Rainha, após dois anos de pandemia regressou ao final da tarde do dia 14 de Outubro, às actividades culturais. Depois das portas se abrirem em Fevereiro a uma iniciativa ligada ao Correntes d’Escritas, desta vez a sala da casa onde viveu Luís Rainha, foi o palco da entrega de prémios, apresentação de um livro e contribuições financeiras ao MAPADI - Movimento de Apoio de Pais e Amigos ao Diminuído Intelectual e à Santa Casa da Misericórdia da Póvoa de Varzim.

O presidente da administração da fundação, Inácio Sousa Lima, elogiou o desempenho dos alunos e entregou um prémio no valor de 500 euros a Sofia Mesquita, de Vila da Feira, que concluiu o curso de Farmácia, com 17,37 valores, e o mesmo valor a Afonso Resende, da freguesia de Árvore, Vila do Conde, que concluiu o 12º ano na Escola Secundária Eça de Queirós (Ano lectivo 2020/2021), com 20 valores.

Durante a sessão foi também apresentado o livro de António Assunção, escritor poveiro que venceu em 2021 o prémio literário Fundação Dr. Luís Rainha Correntes d’ Escritas. Fernanda Soares folheou na memória as páginas “Como Ondas de Mar”, livro que tem na capa uma pintura de sua mãe e que ofereceu à Fundação.
 
Cumprindo e respeitando os estatutos da Fundação que incentiva e apoia os jovens estudantes na área da medicina e ajuda instituições locais, foram entregues ao MAPADI e à Misericórdia, 14.500 euros cada.

“Sem pôr em causa o património e o equilíbrio financeiro, dar um donativo especial às instituições”, tem sido conseguido, segundo Inácio Sousa Lima com novas apostas: “Começamos a investir no imobiliário, com a compra de cinco apartamentos que têm dado algum equilíbrio na gestão dos dinheiros da Fundação”.

O Presidente da Fundação espera também que “em breve, o Aurelino apareça com o próximo convidado”, numa alusão a um passado recente em que o poeta, a cada dois meses, partilhava uma conversa com um artista convidado.

O regresso à cultura contou também com a interpretação de uma peça ao violino por Tiago Pereira, maestro do coro Capela Marta. 

partilhar Facebook
Banner Publicitário