Voz da Póvoa
 
...

Acervo do Centenário Comércio da Póvoa doado à Biblioteca

Acervo do Centenário Comércio da Póvoa doado à Biblioteca

Cultura | 2 Junho 2023

 

A cerimónia de assinatura dos termos de doação da biblioteca do Comércio da Póvoa ao Município da Póvoa de Varzim, realizou-se no dia 29 de Maio, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, o mesmo dia em que nasceu o antigo director do Museu e da Biblioteca Municipal, Manuel Lopes.

O acto contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal, Aires Pereira, do Vice-Presidente, Luís Diamantino, e de Emília Nóvoa Faria, neta de Manuel Agonia Frasco, que patrocinou a doação deste acervo documental que reúne as iniciativas realizadas no Centenário do Jornal «O Comércio da Póvoa de Varzim» e das homenagens prestadas pelo Município a Manuel Agonia Frasco. Integram ainda este acervo, um conjunto de opúsculos e publicações periódicas, pertencentes ao Espólio de Manuel Agonia Frasco.

A Biblioteca Municipal para além deste material, agora recebido, tinha já à sua guarda o acervo documental existente de 1901-1978, doado ao Município da Póvoa de Varzim em 2002.
Zelar pela memória do extinto jornal Comércio da Póvoa é uma das funções da Biblioteca Municipal, reconheceu Aires Pereira “era muito mais que um jornal, funcionando como um espaço de encontro e tertúlia, que muito contribuiu para a riquíssima história do concelho”, enquanto publicação.

E sublinhou que “a Póvoa de Varzim, felizmente, recebe muitas doações que vão enriquecendo o nosso repertório”. Para o Presidente da Câmara é importante respeitar estas memórias e guardá-las para que “nunca se percam e fiquem em boas mãos”.

Recordamos que o semanário Comércio da Póvoa se publicou de forma ininterrupta durante 108 anos. À data do seu adeus era o segundo semanário mais antigo do país. A intenção da gerência era que o Comércio voltasse às bancas sempre que houvesse na cidade acontecimentos, razões que o justificassem.

A sua primeira vez aconteceu a 3 de Dezembro de 1903. O seu último director Manuel Frasco, era herdeiro do histórico director da publicação, Manuel Agonia Frasco, que esteve várias décadas na liderança do Comércio da Póvoa.

partilhar Facebook
Banner Publicitário