Voz da Póvoa
 
...

"Abril nas cordas de uma guitarra" de Coimbra

"Abril nas cordas de uma guitarra" de Coimbra

Cultura | 24 Abril 2024

 

Os cravos de “Abril nas cordas de uma guitarra" interpretados pelo Quarteto de Coimbra ouviram-se na Biblioteca Municipal Rocha Peixoto, no dia 20 de Abril. O evento fez parte do programa comemorativo dos 50 anos do 25 de Abril, e foi organizado pela Câmara Municipal da Póvoa de Varzim em conjunto com o Projecto Cultural e Científico António Carlos dos Santos.

Há uma tradição musical centenária herdada pelo Quarteto de Coimbra que, desta vez, colheu da voz de José Afonso e Adriano Correia de Oliveira, o inconformismo, a inquietação e desassossego dos que sempre acreditaram que as portas da liberdade se abririam com a ruína da censura. 

A tarde na Biblioteca foi vivida com a interpretação de temas e arranjos dos grandes nomes da Canção de Coimbra, mas também temas originais, com tempo ainda para a poesia na voz de Aurelino Costa.

Presente no cantar de Abril, o Vice-Presidente e Vereador da Cultura da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, Luís Diamantino, sublinhou a importância de celebrarmos Abril “todos os dias” e nunca darmos a liberdade tão duramente conquistada, como garantida. 

O Quarteto de Coimbra, ‘armado’ em 2022, é um conjunto de experientes músicos formados naquela cidade estudantil, que têm tido um elaborado estudo para a execução de repertório da Canção de Coimbra, tendo elevado as bases estéticas e musicais de um repertório histórico em Portugal. Para além do trabalho em torno da herança musical e cultural da cidade, o Quarteto tem apresentado temas originais, tentando contribuir para esse legado. 

Fotos: BMRP e JCM/CM

partilhar Facebook
Banner Publicitário