O Auditório Municipal encheu ao final da tarde do dia 23 de Novembro, para receber o lançamento do primeiro livro de Pedro Azevedo “Relato de Futebol - narração na Rádio, TV e Internet”. O jornalista poveiro que se notabilizou a relatar jogos de futebol há quase quatro décadas, teve a seu lado o Presidente da Câmara Municipal, Aires Pereira, o Jornalista da RTP, Carlos Daniel e o Editor Lopes de Castro.
O responsável pela editora bluebook destacou a importância dos autores poderem seguir de perto o processo de impressão e edição do seu livro.
A apresentação da obra e do autor coube a Carlos Daniel que traçou um retrato fiel do amigo e jornalista, que se aventurou pela escrita narrativa de muito mais que um jogo de futebol, tudo o que o envolve a técnica, a táctica, a linguagem futebolista tão pessoal nas poveiras palavras de Pedro Azevedo.
Também Aires Pereira elogiou o escritor-jornalista e recordou a homenagem no Dia da Cidade deste ano com a atribuição da Medalha de Reconhecimento Poveiro por “aquilo que tem sido a sua dedicação há mais de 30 anos a divulgar o nome da Póvoa de Varzim e as nossas tradições, utilizando muitas das nossas expressões tipicamente poveiras nos seus relatos de futebol”. As frases feitas como ‘canto de sereia’, ‘como sardinha na canastra’, ‘a passo de tartaruga’, ‘anda raposa na capoeira’, ‘andar à rédea solta’, ‘apertar o cerco’, ‘cair na boca do lobo’ ou ‘espalha brasas’.
Pedro Azevedo a todos agradeceu a presença, onde se incluíam amigos, jornalistas, dirigentes desportivos e federativos, revelando que se trata de um livro técnico sobre relato em Portugal, assumindo que fez questão de o lançar na Póvoa de Varzim, terra de onde é natural e iniciou esta aventura pela narração de um jogo de futebol. O primeiro de todos foi pela rádio pirata Onda Verde, no campo do Varzim.
Ao folhear as páginas do livro encontrará “os vários ângulos de análise de um género discursivo produzido por narradores, de um tipo de discurso jornalístico que se enquadra na reportagem. A escassa literatura sobre o tema aguçou o interesse e foi determinante para a escolha e elaboração do trabalho. Em sete capítulos procura contar a história do relato e a sua entrada para a galeria dos intérpretes, bem como detalhar a narrativa audiovisual”.
Na abertura da sessão de lançamento do livro subiu ao palco o decano dos coros poveiros, Capela Marta.
Por: José Peixoto
Fotos: Rui Sousa