Voz da Póvoa
 
...

A Mais Breve História da Ucrânia na Biblioteca Diana Bar

A Mais Breve História da Ucrânia na Biblioteca Diana Bar

Cultura | 1 Dezembro 2023

 

Na Biblioteca Diana Bar, no dia 2 de Dezembro pelas 21h30, será apresentada “A Mais Breve História da Ucrânia - dos príncipes de Kyiv a Zelensky, da autoria de José Milhazes e Vladimir Dolin.

Ucrânia: o país de que todos falamos e que todos queremos conhecer. Terra de fronteira entre a Europa e a Ásia, tem sido disputada ao longo do tempo por sucessivos senhores da guerra, reinos e impérios. Não são apenas os russos que a ambicionam - desde tempos imemoriais também por ela lutaram tártaros-mongóis, polacos, lituanos, otomanos, austro-húngaros… Que povo é este que resiste sempre à mortandade, ruína e perda a que a História e a geografia o condena? Em que acredita e o que ambiciona? Quais os seus santos e heróis?

Ao longo deste livro, José Milhazes e Vladimir Dolin apresentam-nos as grandezas e misérias, as vitórias e derrotas da Ucrânia - das origens remotas perdidas na bruma do tempo com os príncipes varegues, à importância de Kyiv e do rio Dnipro na formação do país, a especificidade da sua língua, as suas jóias arquitectónicas e os seus melhores poetas.

Uma leitura apaixonante - actual e necessária -, esta breve história da Ucrânia dá a conhecer um povo que todos os dias nos entra em causa por causa da actual invasão russa, mas que também por esse motivo queremos conhecer melhor.

partilhar Facebook
2496/JMilha_1.jpg
2496/JMilha_2.jpg
Banner Publicitário