Voz da Póvoa
 
...

A Mágoa das Pedras Manifesta-se pelos Leitores

A Mágoa das Pedras Manifesta-se pelos Leitores

Cultura | 11 Julho 2023

 

Há em Barcelos uma feira do livro a acontecer desde sexta. Os principais convidados são os livros, mas alguns dos seus autores também por lá passam. A noite do primeiro dia recebeu o “Manifesto pelos leitores de poesia”, com Filipa Leal e Pedro Lamares a dar voz aos poetas de Natália Correia, Herberto Hélder, Alberto Caeiro, Eduardo Valente da Fonseca, Mário Enrique Leiria, entre outros.

Pedro Lamares lembrou um tempo com 25 anos. Entrou no Pinguim e saiu às tantas da noite de poesia com a ‘Mágoa das Pedras’ do Joaquim Castro Caldas, poeta que leu para uma plateia que de forma interessada o quis ouvir. Outras histórias contou – entrei com o Filipe Leal e saí com a Filipa Leal, uma amizade que perdura.

Não, não é uma gralha, Pedro homem de Mel existe num poema, “um amigo é uma voz a mais dentro do corpo”. De tanto guardar rebanhos, Alberto Caeiro abriu as portas do poema: “Há metafísica bastante em não pensar em nada. O que penso eu do Mundo? Sei lá o que penso do Mundo! Se eu adoecesse pensaria nisso”.

Depois, entrou a voz e a guitarra de Carolina a encantar poemas de Filipa Leal, porque “é preciso dormir, mais do que calar”.

Não saber dançar, mas saber ver dançar trouxe há memória Leonard Cohen - Dance me to the end of love, uma bela interpretação a dois: Carolina e Pedro.

Lamares à guitarra a desabar sobre os homens, convidou a poesia como tempero e recebeu de pé o agradecimento a três.
 
A 40ª Feira do Livro de Barcelos encerrou no dia 9 de Julho.

partilhar Facebook
Banner Publicitário