Voz da Póvoa
 
...

A Filantrópica nos Caminhos da Religiosidade Visita Igreja da Misericórdia

A Filantrópica nos Caminhos da Religiosidade Visita Igreja da Misericórdia

Cultura | 28 Março 2022

Pelo mais antigo dos caminhos e dando continuidade à rubrica "Igrejas da Póvoa - testemunhos de uma religiosidade", A Filantrópica promoveu, no dia 27 de Março, uma visita orientada à Igreja da Misericórdia, edifício de gosto neoclássico aberto ao culto em 1914.
 
Para que o presente nos aproxime do passado com a clareza histórica, o grupo foi conduzido pelo Professor Fernando Souto que começou por contextualizar o surgimento da Misericórdia na Póvoa e a evolução dos vários edifícios tutelados pela instituição. Foi dada a conhecer a história da actual igreja e a intervenção do arquitecto Adães Bermudes e também foi relatado o percurso do templo anterior, construído no século XVII mas já inexistente, que serviu de igreja matriz.
 
Especial destaque foi atribuído às esculturas que se encontram nos retábulos, algumas saídas das mãos do escultor José Ferreira Thedim, e à tela do retábulo-mor, da autoria do pintor italiano Silvestro Silvestri. Também foi possível visitar as dependências anexas, onde estão expostas pinturas e fotografias dos benfeitores da Santa Casa. Muito enriquecida ficou a visita com a possibilidade que o grupo teve de observar o riquíssimo e variado espólio do Museu da Misericórdia, composto por cerâmicas, paramentaria, pinturas e objectos litúrgicos. 

Na quarta-feira, dia 30 de Março, pelas 18h30, na sede da Cooperativa, terá lugar a iniciativa "Musicando" com a participação de Paulo Veiga, que abordará o tema "trompete" (a entrada é livre).

partilhar Facebook
Banner Publicitário