Voz da Póvoa
 
...

A Filantrópica Expões na sua Galeria “Gratidão e Memória”

A Filantrópica Expões na sua Galeria “Gratidão e Memória”

Cultura | 5 Junho 2023

 

 Para guardar a memória e homenagear Beneméritos da Santa Casa da Misericórdia da Póvoa de Varzim, foi inaugurada no dia 27 de Maio, na galeria de Artes e Letras da Cooperativa Cultural A Filantrópica, a exposição “Gratidão e Memória” composta por retratos de Beneméritos da instituição fundada a 23 de Maio de 1756.

“A Misericórdia da Póvoa de Varzim teve, ao longo da sua história, vários beneméritos e inúmeros legados, que muito contribuíram para a prossecução dos grandes objectivos e propósitos da instituição e, de forma mais particular, do seu hospital. Aos beneméritos cujos serviços prestados fossem considerados relevantes ou os donativos oferecidos tivessem sido avultados, a Mesa Administrativa encomendava, normalmente a artistas locais, a pintura dos seus retratos, para fazerem parte da memória visual da instituição, ocupando, certamente, um lugar de grande dignidade. A prática de retratar alguns benfeitores e de colocar os respectivos retratos numa galeria, foi corrente em muitas Misericórdias. Procurava-se guardar memória e simultaneamente homenagear os que generosamente tinham dedicado a sua fortuna, ou parte dela, aos mais pobres”. Assim como: “Em concordância e complemento destes desígnios encontram-se expostas tábuas de memória de benfeitores que deixaram esmolas e legados ao hospital. A Santa Casa da Misericórdia da Póvoa de Varzim que possui a mais numerosa galeria de pinturas e fotografias existentes nas instituições do concelho, expõe os seus retratos em diferentes salas, como no museu, na sacristia da igreja no salão da irmandade e no salão nobre.” Pode ler-se no prospecto que acompanha a exposição e que foi elaborado com textos fruto de investigações feitas por Sandra Araújo Amorim e Fernando Souto.

Saber mais é sempre o caminho, por isso pode visitar até 28 de Junho, de segunda a sexta-feira, das 15:00 às 19:00 horas.

partilhar Facebook
Banner Publicitário