No dia 21 de junho, na Escola Básica do Desterro, teve lugar a apresentação do livro “A Escola do Desterro e o Imaginário das Tradições Poveiras”.
A Escola foi desafiada pelo responsável da Norprint, José Manuel Lopes de Castro, no dia 16 de dezembro de 2022, aquando da sua visita como confrade dos Sabores Poveiros, à elaboração de um livro com registos de tradições familiares e mostrou a sua disponibilização de oferta a toda a comunidade educativa.
O desafio foi aceite, com trabalhos escritos e ilustrados com muita criatividade, com a colaboração dos pais e familiares que disponibilizaram o seu tempo e as suas vivências, a fim de manter viva a história e as tradições da nossa localidade.
Os alunos leram e declamaram os textos que escreveram e participaram também em danças alusivas à Póvoa do Mar, onde sobressaiu a sua voz, movimento e graciosidade.
Neste evento, estiveram presentes algumas entidades da sociedade poveira, entre elas, Luís Diamantino, Vice-presidente e vereador da Cultura da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim; Luísa Gomes, Directora do Agrupamento de Escolas Dr. Flávio Gonçalves; Paula Campos, Adjunta da referida Direcção, Vereadora do Turismo da Câmara Municipal, Lucinda Amorim e a Confraria dos Sabores Poveiros; Ricardo Silva, presidente da União das Freguesias da Póvoa de Varzim, Beiriz e Argivai; Presidente da DAP, Cristina Trindade; a representante da Associação de Pais, Andreia Sá, e o Presidente da Associação Juvenorte (rusga do Bairro Norte), José Moita, que assim demonstraram o seu apoio e interesse por esta iniciativa.
A Escola endereçou uma última palavra de apreço e gratidão a José Manuel Lopes de Castro, cuja louvável atitude emocionou os presentes.
No final, foi distribuído um livro a cada elemento presente, alunos, professores, assistentes operacionais e às entidades representadas, constituindo certamente, uma boa memória para todos, que se sentiram animados, orgulhosos e felizes com esta atividade.
Foi uma manhã especial e inesquecível que ficará no “imaginário de todos”.
Fotos: Fábio Pereira