Voz da Póvoa
 
...

A Conversar Ficamos Sempre a Saber Mais

A Conversar Ficamos Sempre a Saber Mais

Cultura | 5 Março 2020

A rubrica “Venha Conversar Connosco”, programada por “A Filantrópica”, devido às obras de recuperação da sede da Cooperativa de Cultura, voltou a realizar-se no pátio do Museu Municipal da Póvoa de Varzim.

No âmbito das comemorações do ducentésimo aniversário da Revolução Liberal de 1820, a cooperativa cultural poveira convidou, na sexta-feira, José Viriato Capela, professor catedrático da Universidade do Minho e autor de várias publicações sobre o período histórico em causa. Sob a moderação de Pedro Babo, docente em História, a conversa incidiu, entre outras temáticas, sobre as transformações ocorridas no plano social, bem como o surgimento de um novo ciclo económico, liberto do complexo histórico-geográfico do Brasil.

Num prisma diverso, mereceu particular destaque a abordagem da organização administrativa do Antigo Regime, caracterizada por um contraste entre a matriz paroquial da região norte e a maior implantação concelhia a sul.

A este propósito, o convidado revelou dedicar-se atualmente ao estudo e publicação das “Memórias Paroquiais de 1758”, um inquérito de âmbito nacional que permitiu uma descrição minuciosa das paróquias do Portugal setecentista e que contêm valiosas informações entre topónimos e referências a capelas situadas em áreas rurais. Trata-se do maior cadastro, retrato e mapeamento do território realizado a partir da unidade “paróquia”, a base da organização territorial nacional.

partilhar Facebook
210/A_FILANTROPICA.jpg
210/plateia.jpg
Banner Publicitário