Voz da Póvoa
 
...

A “Alvorada” do Trio Cardo-Roxo foi na Igreja Misericórdia

A “Alvorada” do Trio Cardo-Roxo foi na Igreja Misericórdia

Cultura | 4 Maio 2022

No dia 23 de Abril a igreja da misericórdia da Póvoa de Varzim acolheu a estreia do trio “Cardo-Roxo” na cidade. O concerto, intitulado de “Alvorada”, foi o 3º concerto da temporada 2022 do Ciclo “Ala Música”. Este ciclo é organizado pela Associação Pró-Música e procura complementar ao longo do ano a oferta de concertos do Festival Internacional de Música da Póvoa de Varzim (FIMPV).

O grupo “Cardo-Roxo” dedica-se à reinterpretação do repertório do cancioneiro popular português a partir da recolha realizada em diferentes regiões do país (continental e ilhas) por diversos musicólogos. O grupo tem uma configuração adaptável às características específicas de cada concerto podendo conter diferentes músicos e instrumentação.
 
Para o concerto na Póvoa foi escolhida a configuração em trio composta por Carmina Repas Gonçalves (viola da gamba e voz), Antony Fernandes (gaita de foles e voz) e Tiago Soares (percussão). Foram interpretadas músicas como “Beijai o Menino”; “Meu Bem”; “Senhora das Necessidades”; “Senhora da Póvoa”, entre outras, que fizeram as delícias do público presente.

De realçar que o concerto teve uma dupla vertente, a musical e a pedagógica. Por um lado, foram apresentados temas selecionados dos três álbuns anteriormente gravados pelo grupo com uma sonoridade muito própria onde a Viola da Gamba, a Gaita de Foles, a Percussão e as vozes se fundiram admiravelmente. O equilíbrio sonoro foi a nota dominante pontuado com uma sonoridade “moderna” mas ao mesmo tempo enraizada no período renascentista e barroco, tanto ao nível da instrumentação e voz como pelo seu carácter mais “vivo” e percussivo. Estes arranjos permitiram igualmente destacar instrumentos populares como o Adufe ou as Castanholas. 

Por outro lado, os músicos “convidaram” o público presente a intervir directamente no concerto, entoando os temas ou colocando questões no final. Foi de resto notório o entusiasmo do público, incluindo alguns Estudantes da escola de Música que no final tiveram direito a uma resenha histórica dos instrumentos utilizados e das suas técnicas de execução.

Com entrada livre registe-se a elevada afluência de público, muito ávido de manifestações culturais depois da paragem imposta pela pandemia.

O próximo concerto do ciclo “Ala Música” está agendado para o dia 21 de Maio no Auditório Municipal e contará com a presença do pianista portuense Francisco Silva. 

partilhar Facebook
1379/Musica-034.JPG
1379/Musica-035.JPG
1379/Musica-036.JPG
1379/Musica-037.JPG
Banner Publicitário