A história conta-nos que as árvores nasceram primeiro. Depois, entre outros Seres fez-se notar o Homo sapiens, pela sua capacidade de pensar, raciocinar e mais tarde executar.
Muitos milénios depois, na Biblioteca Municipal Rocha Peixoto foi inaugurada, no dia 6 de Julho, a exposição “From Nature to all of us” onde a fotografia de Hélder Luís convida à contemplação e reflexão sobre a nossa afinidade com o universo natural que nos rodeia, nos estimula e ao qual pertencemos.
Não é do nosso comportamento que se trata, mas cada imagem não deixa de nos interrogar, alertar, embelezar o espaço, o olhar ou simplesmente uma realidade, um tempo parado, eternizado pelo fotógrafo.
“Quando falamos de natureza tendemos a imaginar florestas, oceanos e montanhas como entidades distintas e exteriores a nós. No entanto, esta distinção é artificial e ingénua, pois tudo é natureza. Nós somos natureza”, sublinha Hélder Luís.
É dentro desta pertença que “a verdadeira essência da natureza não reconhece fronteiras entre o humano e o não-humano. Cada ser vivo, cada elemento, desde o menor grão de areia até às vastas galáxias, é uma expressão da mesma força vital que nos anima”. E materializa o nosso desassossego.
Para Hélder Luís “a beleza e a harmonia do universo residem precisamente na ausência de separação, na unidade subjacente a toda a existência”. Mas, está em nós e no olhar de cada um.
O evento contou com a presença do Vice-Presidente e Vereador da Cultura da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, Luís Diamantino, que enalteceu a mostra e o impacto que as imagens têm em todos os olhares.
A exposição “From Nature to all of us” pode ser visitada até ao dia 9 de Agosto.
Fotos: Rui Sousa