Voz da Póvoa
 
...

47.º FIMPV Continua a Oferecer Cultura Poética e Musical

47.º FIMPV Continua a Oferecer Cultura Poética e Musical

Cultura | 25 Julho 2025

 

Até domingo, 27 de julho, o 47.º Festival Internacional de Música da Póvoa de Varzim (FIMPV) oferece uma viagem pelos sentidos.

Depois de na terça-feira, a Igreja Românica de S. Pedro de Rates ter recebido o agrupamento vocal Voce8 Scholars que proporcionou ao público momentos de rara serenidade e beleza intemporal com obras que atravessam séculos e estilos, seguiu-se uma noite no Cine-Teatro Garrett onde a grandeza dos intérpretes deslumbrou.

O agrupamento residente do FIMPV Quarteto Verazin juntou-se à jovem soprano Beatriz Patrocínio, vencedora do Prémio Jovens Músicos 2024, e à bailarina Sara Garcia, numa colaboração interdisciplinar que entrelaça música e movimento. Foi um momento dedicada elevação e inovação, revelador da vitalidade artística das novas gerações em Portugal.
Na quinta-feira, no palco do Cine-Teatro Garrett um dos pianistas mais respeitados da actualidade, Nelson Goerner. Na sua estreia na Póvoa de Varzim, apresentou um aplaudido recital com obras de Beethoven, Schumann e Rachmaninov.

Sexta-feira, 25 de Julho, pelas 21h00, na Igreja Românica de S. Pedro de Rates, mais uma estreia no FIMPV. o músico francês, Thomas Dunford, apresenta um recital a solo, onde se revela a riqueza musical e expressiva do alaúde, num programa que convida à contemplação e à descoberta dum instrumento cuja delicadeza continua a tocar profundamente a contemporaneidade.

No dia 26 de julho, sábado, às 16h00, terá lugar, no Cine-Teatro Garrett, uma Conferência por Rui Vieira Nery sobre Carlos Paredes, intitulada “Das Raízes Coimbrãs a Uma Arte Universal”.
 
ao princípio da noite, pelas 21h00, na Igreja Matriz, encontram-se dois músicos em plena maturidade artística: a colaboração entre Thomas Dunford (alaúde) e Nicolas Altstaedt (violoncelo) une dois artistas de excecional sensibilidade e liberdade criativa.

A encerrar a 47ª edição do FIMPV, no domingo, 27 de julho, às 21h30, o Póvoa Arena recebe a Orquesta del Lyceum de la Habana, liderada pela trompista Sarah Willis e com direcção musical de José António Pádron.

Fotos: FIMPV

partilhar Facebook
Banner Publicitário