Voz da Póvoa
 
...

Acidente Grave em Ciclovia

Acidente Grave em Ciclovia

Correio do Leitor | 21 Setembro 2021

Em Junho de 2019, quando as novas ciclovias entraram em funcionamento, enviei para publicação no Jornal Voz da Póvoa, um texto, no qual chamava a atenção para algumas "armadilhas", a que os utentes dessas ciclovias estariam sujeitos.

A falsa sensação de segurança que tais vias poderão induzir nos utentes, alguns até crianças, será naturalmente geradora de acidentes.

Nesse texto focava uma das mais graves situações, no cruzamento da Rua Dr. Abel Varzim com a Rua Eng.º Ezequiel de Campos.

A ciclovia existente e que atravessa a Rua Dr. Abel Varzim, vem de uma curva entre muros, sem qualquer visibilidade e portanto geradora de acidentes.

Pois bem, o meu aviso de local para acidentes, caiu em saco roto! Nada foi feito e claro o acidente aconteceu:

- Uma ciclista, já de alguma idade, vindo da tal curva da ciclovia, na última sexta-feira, cerca das 18 horas, veio a embater num veículo que circulava na Rua Dr. Abel Varzim.

Acorreu a ambulância do INEM, e a ciclista deu entrada no hospital com múltiplas fraturas, estando ainda internada, mas felizmente, livre de perigo de vida.

Claro que os ciclistas deverão saber, que quando atravessam um arruamento, mesmo vindo de uma ciclovia, não têm qualquer prioridade. Terão de tomar todas as precauções para o fazer.

Mas uma criança, de bicicleta, de skate, trotinete ou mesmo em corrida, será que vai aperceber-se do perigo? E especialmente neste local, onde não há para este utente ou para o veículo automóvel, uma boa visibilidade?

Mais uma vez o meu apelo às autoridades: quantos mais acidentes esperam para minorar o problema?

Póvoa de Varzim, 21 de Setembro de 2021

Carlos Moura

partilhar Facebook
Banner Publicitário