Voz da Póvoa
 
...

Carta de Compromisso entre a LIPOR, Escola dos Serviços e Câmara Municipal

Carta de Compromisso entre a LIPOR, Escola dos Serviços e Câmara Municipal

23 Setembro 2020

A Carta de Compromisso entre o Município da Póvoa de Varzim, a LIPOR e a Escola dos Serviços da Póvoa de Varzim, instituição militar responsável pelo Projeto de Sustentabilidade desenvolvido foi assinada esta segunda-feira, 22 de Setembro.

A Carta de Compromisso pretende promover a sustentabilidade e a disseminação de boas práticas ambientais nas suas instalações.

Aires Pereira, presidente da Câmara Municipal, que acumula a presidência do Conselho de Administração da Lipor, considera esta assinatura um “momento histórico e de grande satisfação” já que é a primeira vez que a Lipor estabelece um compromisso com uma instituição militar para a adoção de um conjunto de procedimentos no âmbito da correta gestão dos resíduos urbanos. Acrescentou que a Escola dos Serviços pode sentir “orgulho em fazer parte desta equipa porque Lipor é um símbolo de qualidade e compromisso para com o ambiente, símbolo reconhecido não só a nível nacional como internacional”.

Por outro lado, Aquilino José António Torrado, Comandante da Escola Prática de Serviços, expressou “um orgulho imenso por ter sido a primeira unidade militar a envolver-se num projeto tão importante para a sociedade e para o ambiente”, acrescentando que o Exército também está solidário com esta causa.

Esta Carta de Compromisso formaliza todo um processo de cooperação estratégica que tem vindo a ser desenvolvido, desde janeiro de 2019, com vista à obtenção da Certificação “Coração Verde LIPOR” pela Escola dos Serviços. A instituição já entregou mais de 100 toneladas de resíduos para reciclagem e valorização orgânica. A Escola de Serviços da Póvoa de Varzim é hoje um exemplo de como os organismos do Exército Português também podem ser uma grande referência de sustentabilidade.

Esta Carta Compromisso concretiza assim a união de esforços com vista a:

- Definir um conjunto de boas práticas orientadoras que contribuam para afirmar as práticas de sustentabilidade da ES da Póvoa de Varzim;

- Traçar uma visão estratégica para a correta gestão de resíduos, corporativamente responsável, para toda a Comunidade da ES da Póvoa de Varzim;

- Reconhecer as boas práticas adotadas e conduzir a ES à Certificação “Coração Verde LIPOR”.
O Serviço de Intervenção Ambiental Customizado (SIAC) da LIPOR é o resultado da experiência de desenvolvimento de diversas iniciativas de otimização dos processos de gestão de resíduos em organizações diversas que podem ser adaptadas a novas realidades promovendo mudanças duradouras e resultados muito positivos.

O processo de desenvolvimento de todo o projeto e a implementação de ações concretas no terreno e junto da Comunidade da ES, teve início já em janeiro de 2019, traduzindo-se nos seguintes indicadores:

- Monitorização da evolução quantitativa e qualitativa da fração multimaterial, nomeadamente dos resíduos de embalagens de plástico/metal e de vidro, papel/cartão e resíduos alimentares;
 
-Entrega de cerca de 102 toneladas de resíduos para reciclagem e/ou valorização orgânica;
- Eliminação de mais de 60 pontos de equipamentos excedentes e destinados a acolhimento da fração lixo e reorientação e criação de cerca de 50 pontos colocados em zonas estratégicas para acolhimentos de resíduos recicláveis;

- Participação de cerca de 450 militares em ações de sensibilização direta;

- Intervenção direta dos técnicos da Lipor e do município com mais de 30 horas de trabalho (diagnóstico, implementação e acompanhamento).

A Escola de Serviços da Póvoa de Varzim é hoje um exemplo de como os organismos do Exército Português também podem ser uma referência de sustentabilidade.

 

 
 

 

 

partilhar Facebook
Banner Publicitário