Voz da Póvoa
 
...

Os Bilros em “Natureza Entretecida” de Eugénia Cunha

Os Bilros em “Natureza Entretecida” de Eugénia Cunha

Vila do Conde | 23 Junho 2021

O Centro de Memória recebeu no dia 19 de Junho, a exposição “Natureza Entretecida” da designer Eugénia Cunha. A mostra reúne diversos trabalhos das últimas edições do Desfile Bilros´´ mas também algumas peças criadas especificamente para esta exposição, com curadoria de Paula Parente Pinto.

A inauguração contou com a presença de Eliza Ferraz, Presidente da Câmara Municipal, que enalteceu o trabalho da designer que, nos últimos anos, tem assumido a coordenação do Desfile Bilros e contribuído para a projecção nacional e internacional das Rendas de Bilros de Vila do Conde.

Para a edil, “as rendas de Bilros são o ex-líbris do nosso artesanato, da nossa identidade como prova esta exposição onde se concilia a sensibilidade artística com este fazer antigo. Uma renda é sempre uma obra de arte. Daí a importância de continuar com a tradição e este nosso aplauso para todas as rendilheiras que são o garante do futuro. Aconselho todos a visitar o nosso Museu das Rendas de Bilros”.

Os trabalhos de Eugénia Cunha, traduzem-se numa forte componente ambiental e pretendem, através da ancestral arte de dedilhar os bilros, chamar a atenção para a protecção do planeta, como se pode observar na coleção de vários exemplares de insectos ou nos combinados executados com o velhos fios das redes dos pescadores e ainda através da colecção de padrões “têxteis” de folhas e flores, como forma de celebrar a tradição das gentes vilacondenses de atapetar com flores as ruas do centro histórico expressando a sua devoção ao Corpo de Deus.

A designer, na inauguração da exposição, reforçou no seu trabalho a ideia dos afectos “sempre presente” e enalteceu a vontade que a autarquia tem “em preservar todo este património das rendas de bilros.

Eugénia Cunha acrescenta: “Deixemos surpreender por quem transforma em arte, todas as fases das rendas, desde o pique até aos sons dos bilros”.

 A exposição “Natureza Entretecida” pode ser visitada até 30 de Setembro 2021, de terça a domingo, das 10h00 às 18h00. Último acesso: 17h15

partilhar Facebook
Banner Publicitário