Voz da Póvoa
 
...

“A Alma Que Nos Une” É o Lema da Candidatura

“A Alma Que Nos Une” É o Lema da Candidatura

Varzim | 1924 | 18 Setembro 2019

Sob o lema “A alma que nos une”, Edgar Pinho apresentou na noite de sábado o seu programa eleitoral para o próximo triénio. O empresário de 64 anos, sócio n.º 135, admitiu que o seu principal objectivo é unir a família varzinista e trabalhar em prol do futuro do Varzim Sport Club.

Perante uma plateia de cerca de 150 associados, onde também estava o presidente da Câmara Municipal, Aires Pereira, o futuro presidente do Varzim começou por recordar as suas origens: “Aguçadoura foi a aldeia que me adoptou e onde aprendi muito do que hoje sou. Senti que este era o momento para assumir o desafio de concorrer à presidência do Varzim. Não foi uma decisão fácil, devido à minha vida profissional, mas é um desafio que surge por amor a este clube. Agradeço à equipa que me acompanha e aos muitos varzinistas que, infelizmente, ficaram de fora e que gostariam de fazer parte deste projecto. Mas conto com eles e com todos os sócios para levarmos este barco a bom porto. Este é o momento de unir a família varzinista, é esse o meu propósito”.

E prosseguiu: “Neste momento quero homenagear um amigo e o ‘padrinho’ desta candidatura, Lídio Marques, que há mais de 30 anos viu em mim capacidades de liderança e me motivou a ser líder deste clube. Quero também homenagear outro grande varzinista, José Joaquim Pinho, meu pai, que foi vice-presidente do Varzim durante quatro anos. Foi ele quem me incutiu o amor pelo Varzim e me fez sócio deste clube. Com ele percorri muitos campos deste país e a ele devo os meus princípios e valores”.

De seguida, Edgar Pinho apresentou as linhas programáticas para os próximos três anos. Ao nível da Gestão, o futuro presidente promete rigor e transparência, através de uma reorganização administrativa e contabilística, e da implementação de regras e mecanismos de controle financeiro. “Não é um modelo diferente da gestão empresarial”, assumiu.

A sustentabilidade financeira do Varzim é outra das prioridades, “através de reformas estruturais, por forma a estarmos aptos para as novas exigências do futebol”. E acrescentou: “Orgulho-me de andar de cabeça erguida porque sempre honrei os meus compromissos e nunca rasguei acordos”.

No âmbito da valorização do património do clube, Edgar Pinho pretende reabilitar o edifício-sede, na Rua Santos Minho. “É pena ver o estado de degradação a que chegou este edifício. Queremos reabilitá-lo e criar novas valências, como alojamento local para os nossos atletas”, anunciou.

A requalificação do Estádio do Varzim e a edificação da nova bancada nascente é outro dos desideratos para o próximo mandato. “Vamos respeitar a decisão dos sócios, em manter o actual estádio, bem como os acordos estabelecidos. Pelas escolas de formação do Varzim passam cerca de 400 atletas, um número impressionante. Por isso, vamos envidar esforços para que a construção da nova bancada nascente avance e possa surgir nos terrenos do Parque da Cidade uma Academia, para podermos realizar um trabalho de formação com uma marca distintiva”, assegurou Edgar Pinho, que também pretende avançar com a reestruturação do Departamento Jurídico, proceder à Revisão dos Estatutos e do Regulamento Interno, e reforçar o relacionamento institucional.

No âmbito do Futebol Profissional, os futuros dirigentes pretendem o fortalecimento do futebol profissional e o investimento na área de scouting, bem como um maior aproveitamento dos jovens da formação e a actualização e melhoria do Departamento Médico do Varzim.

“Rejubilei hoje com a primeira vitória no campeonato. Penso que o Varzim tem uma boa equipa para andar confortavelmente a meio da tabela. Assim que formos eleitos, vamos entrar tranquilamente no Varzim e observar a realidade do clube. Só depois da análise feita é que vamos tomar decisões, na certeza que há coisas bem feitas e outras a serem corrigidas. Não contem comigo para dar vassouradas. Sou apologista do trabalho co-responsável. Mas uma coisa é certa, o primeiro responsável serei sempre eu, enquanto líder desta equipa que procurará falar sempre a uma só voz”, afirmou Edgar Pinho.

No âmbito do Futebol de Formação, as metas são as seguintes: Recuperar o estatuto de certificação do clube na área da formação; Apostar na melhoria das condições de trabalho até à construção da Academia; Criar metodologias de trabalho/treino que permitam a evolução do atleta e a sua formação como homem; Criar um gabinete de apoio ao atleta; Apostar no scouting de jovens jogadores e treinadores; Criar protocolos com o Inter-Freguesias e as associações desportivas e culturais do concelho; Sob o lema “Um Clube, Uma Família”, promover a aproximação dos pais dos atletas ao clube, para que se estabeleçam laços que permitam aos pais ver no clube uma extensão da família.

Tornar o Varzim num clube mais eclético, reforçando o apoio às restantes modalidades, é outro objectivo do plano de acção desta candidatura.

No que diz respeito ao Sócio, Edgar Pinho aponta como meta captar 1500 novos sócios durante os próximos dois anos. Para isso avança com algumas medidas, como a criação do Gabinete do Sócio e uma maior aproximação do clube à cidade, às empresas e às comunidades poveiras espalhadas pelo mundo.

A área do Marketing e Comunicação vai merecer especial atenção. Entre as medidas a adoptar, destaque para a reedição do jornal “O Varzim”, para a abertura de uma nova loja física do Varzim e uma loja online, e para a organização de festas temáticas e eventos com os sócios.

No período destinado à formulação de perguntas por parte dos associados presentes nesta sessão, Edgar Pinho foi inquirido se o Varzim iria manter a Sociedade Desportiva Unipessoal por Quotas (SDUQ) ou avançar para a constituição de uma Sociedade Anónima Desportiva (SAD). O futuro presidente foi peremptório na resposta: “O Varzim actual não atrai o interesse de nenhum investidor, mas se isso acontecer, nunca poderá perder o controlo do clube”.

 

partilhar Facebook
64/Apresentação-do-Programa.jpg
64/IMG_3178_.jpg
64/IMG_3218_.jpg
64/Edgar-Pinho-sentiu-o-apoio-dos-sócios.jpg
Banner Publicitário