
Assinalam-se hoje, 25 de Novembro, os 50 anos daquela que muitos consideram a data fundadora da consolidação da liberdade e da democracia em Portugal. Para marcar a efeméride, a concelhia do Chega da Póvoa de Varzim promove a apresentação de um novo livro que reúne testemunhos de várias personalidades da vida pública portuguesa.
Após o período de instabilidade política que se seguiu ao fim do regime do Estado Novo, entre 1974 e 1975, Portugal consolidou o caminho democrático que hoje o define. É precisamente esse percurso que serve de base à obra organizada pelo Prof. Doutor Jerónimo Fernandes, que convidou um conjunto de personalidades a refletir sobre o impacto do 25 de Novembro na história contemporânea do país. O resultado está reunido no livro “50 VEZES 25 de NOVEMBRO – 31 olhares sobre o caminho da liberdade”.
A apresentação pública da obra na Póvoa de Varzim terá lugar no próximo dia 7 de dezembro, pelas 16h00, na Biblioteca do Diana Bar, na Avenida dos Banhos. A sessão contará com a presença de vários dos autores convidados.
O livro, que inclui prefácio de Pedro Passos Coelho, reúne contributos de:
Alberto Braz, António Leite da Costa, António Tânger Corrêa, António Tavares, Diogo Pacheco de Amorim, Fernando Pedroso, Gonçalo de Melo Bandeira, Isabel Ponce de Leão, Jaime Nogueira Pinto, Jerónimo Fernandes, Joana Amaral Dias, João Maurício Brás, João Soeiro da Costa, Joaquim Jorge, Jóni Cardoso Coelho, José António do Carmo, José de Carvalho, José Luís Andrade, José Luís Tavares, José Meireles Graça, Lourenço Ribeiro, Miguel Côrte-Real, Miguel Nunes da Silva, Nuno Lebreiro, Nuno Simões de Melo, Pedro Cassiano Neves, Ricardo Dias de Sousa, Riccardo Marchi, Rodrigo Costa, Rui de Azevedo Teixeira, Rui Moreira e Vasco Rato.
O convite é aberto a todos os interessados em participar na sessão e revisitar um dos marcos decisivos da democracia portuguesa.