Voz da Póvoa
 
...

“Póvoa de Varzim… Mais Saudável e Mais Sustentável”

“Póvoa de Varzim… Mais Saudável e Mais Sustentável”

Política | 1924 | 18 Setembro 2019

Semana Europeia da Mobilidade Convida a População a Mudar Comportamentos

Sob o lema “Caminha e pedala em segurança”, o Município da Póvoa de Varzim vai assinalar a Semana Europeia da Mobilidade, com o objectivo de alertar para a necessidade de mudar comportamentos em relação à mobilidade, especificamente no uso do automóvel particular.

Assim, de 16 a 22 de Setembro, vão ser promovidas diversas iniciativas, para todas as idades, nomeadamente:  Acções de sensibilização nas escolas (16-20 Setembro); Promoção de caminhadas diárias em circuito urbano (16-20 Setembro); Caminhada da Póvoa a Rates pela antiga linha de caminho de ferro (21 Setembro); Caminhada em circuito urbano e volta de bicicleta pelas ciclovias (21 Setembro). E no Dia Europeu Sem Carros, a 22 de Setembro, vai decorrer uma Feira da Mobilidade, no Alto Martim Vaz, e a Câmara Municipal vai proceder ao encerramento ao trânsito da Avenida dos Banhos.

Na sessão de apresentação da Semana Europeia da Mobilidade, Sílvia Costa, vereadora com o Pelouro do Ambiente, e Luís Ramos, vereador com o Pelouro da Mobilidade, apresentaram números que nos devem fazer reflectir quanto à necessidade de adoptar novos comportamentos, em prol de um futuro mais sustentável.

Na radiografia apresentada relativamente à Mobilidade na Póvoa de Varzim, verifica-se que apenas 2% das viagens são feitas de bicicleta, 6% em transportes públicos, 20% a pé e 69% através do uso do automóvel, sendo que 80% das deslocações diárias são efectuadas dentro do concelho e 20% para concelhos vizinhos.

Nesse sentido, a Câmara Municipal aposta na mobilidade sustentável, com prioridade para os peões e bicicletas. Este desiderato passa por mudanças de hábitos e de comportamentos, nomeadamente por uma maior utilização dos transportes públicos, pelo uso de veículos movidos a energia limpa e pelo uso de modos suaves de circulação.

No âmbito do PEDU – Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano, a Póvoa de Varzim oferece uma nova rede estruturada de ciclovias, com mais de 27 quilómetros, que percorrem todo o concelho. Outra medida é a implementação de uma nova rede de transportes públicos, em conjunto com Vila do Conde, com optimização das linhas, aumento da frequência das passagens, e veículos melhorados e amigos do ambiente.
O novo Centro Coordenador de Transportes (Central de Camionagem), uma infraestrutura fulcral na redefinição da rede de transportes públicos, também vai garantir melhores condições de acessibilidade pedonal na área urbana envolvente, possibilitar a circulação de pessoas com mobilidade condicionada, e vai estar preparado para incorporar uma incubadora de empresas.

Em breve, a Câmara Municipal também vai implementar outras medidas, tais como: Acções de sensibilização, principalmente junto da comunidade escolar; Limitação de velocidade nos arruamentos de acesso às escolas e jardins-de infância; Instalação de dois pontos de carregamento de viaturas eléctricas; Elaboração e implementação do PMUS – Plano de Mobilidade Urbana Sustentável para a Póvoa de Varzim.
    
O investimento municipal para tornar a cidade mais amiga do ambiente e das pessoas ronda os 10 milhões de euros. “Hoje apresentamos o nosso Plano de Mobilidade Sustentável, que temos vindo a desenvolver. Desde logo, as novas ecovias, a nova Central de Camionagem e a implementação de uma rede de transportes, idealizada com Vila do Conde, que aguarda a abertura do respectivo concurso público por parte da Área Metropolitana do Porto, o que deverá acontecer em Outubro. Assim, aproveitando a Semana Europeia da Mobilidade, pretendemos sensibilizar as pessoas para utilizarem cada vez menos o automóvel. É altura de alterar comportamentos por forma a nos deslocarmos melhor dentro da cidade, reduzindo também a emissão de gases com efeito de estufa. Acredito que com estas campanhas de sensibilização, principalmente junto dos mais novos, vamos ganhar a batalha do futuro”, sublinhou o autarca Aires Pereira.

 

partilhar Facebook
Banner Publicitário