Voz da Póvoa
 
...

Lions Oferece Donativo ao Centro Social e Paroquial de Navais

Lions Oferece Donativo ao Centro Social e Paroquial de Navais

Freguesias | 11 Setembro 2026

 

O Lions Clube da Póvoa de Varzim foi responsável por um projecto-candidatura intitulado “Projecto Navais+Solidário” e apresentado junto da Fundação de Lions Clubs Internacional (LCIF), tendo conseguido um apoio de 10 mil dólares (ao câmbio actual são 8.778.89 euros). No dia 5 de Setembro, a direcção presidida por Miguel Matos, esteve presente na cerimónia da visita oficial do Governador Lions do Distrito115 Centro/Norte, Francisco Casimiro, ao Centro Social e Paroquial de Navais, onde procedeu à entrega do donativo à instituição que construiu e irá inaugurar em breve o Centro Residencial Divino Salvador. Esteve também presente o Past-Governador Imediato António Ferreira (Lions Clube Vila Nova de Gaia) que na sua intervenção felicitou “todos os que contribuem com a sua disponibilidade e humanidade para o êxito e sucesso das acções que todos os dias deixam e transmitem aos utentes desta vossa instituição, e todos os que acreditam que servir é transformar”.

Por sua vez, a representante da Fundação Lions Club Internacional, Mariana Macedo disse que “este apoio de 10 mil dólares contribuirá para a estrutura residencial para idosos, centro de dia e ao serviço de apoio domiciliário no Centro Social Paroquial de Navais. Mais que equipamentos, este apoio representa mais conforto, mais segurança e mais dignidade”. E acrescentou: “Como coordenadora, deixo o meu agradecimento a todos os que contribuíram para tornar esta candidatura possível”.

O director executivo do Centro Social e Paroquial de Navais, Jorge Barreirinho depois de mostrar as instalações do Centro Residencial revelou: “Nós estamos praticamente a fechar a obra com o volume total na ordem dos 4,5 milhões. Em termos de obra e equipamento, são 4,1 milhões. Mas, o volume financeiro é de 5,2 milhões”. E sublinhou que “o projecto está bem conseguido. Acho que teremos condições para prestar cuidados e cuidar das pessoas, acredito que vamos ter uma boa equipa que permitirá prestar um serviço diferenciado”.

Para o Presidente da Direcção do Centro Social e Paroquial de Navais, cónego Abílio Duarte Brito, “de um modo particular o nosso tesoureiro tem algumas preocupações em relação ao presente e ao futuro. Mas temos este incentivo. Saber que temos associações que nos dão este apoio e já não é a primeira vez. Agora, esperamos que haja mais apoios também outras instituições e, de modo particular, a comunidade. Nós estamos muito reconhecidos. A comunidade desta paróquia é uma comunidade pequena. A população, em termos de números, é a freguesia mais pequena do Concelho da Póvoa. Contudo, as pessoas estão animadas, estão entusiasmadas e apoiam-nos. Deus está atento e cuida de todos nós. E que Deus vos abençoe também pela vossa missão”.

Também o Presidente da Junta de Freguesia de Navais, Alberto Silva, agradeceu o companheirismo dos Lions por mais um gesto solidário.

Miguel Matos, depois de agradecer a todos os que colaboraram com os Lions, destacou o companheiro José Manuel Almeida: “Fez um trabalho enorme. Isto às vezes parece fácil, mas não é. Realmente, mete-se nas coisas, faz acontecer, mobiliza e, se calhar, alegra. Realmente ele é o verdadeiro dinamizador desta actividade, de podermos estar aqui hoje e entregar esta verba. Obrigado a todos”.

A encerrar a sessão, o Governador Lions do Distrito115 Centro/Norte, Francisco Casimiro, destacou que “o Lions Internacional é um grupo de voluntários que fazem bem na sua comunidade, em cerca de 200 países. Somos à volta de 50 mil clubes, e neste momento, 1 milhão e 400 mil voluntários. Estamos a caminho de 1 milhão e meio, que é o nosso objectivo. Isto é o Lions, os voluntários. Aqueles que nós somos todos, mas aqueles que não são Lions sabem que um bocadinho de vocês são Lions. Porquê? Porque ajudam a comunidade onde estão inseridos, ajudam os mais desprotegidos, praticam acção social, solidariedade e cidadania activa”.

Recordamos que o Centro Residencial Divino Salvador contemplará uma Estrutura Residencial para Pessoas Idosas para cerca de 40 utentes, um Serviço de Apoio Domiciliário para 30 utentes e um Centro de Dia para 25 utentes.

Por: José Peixoto

partilhar Facebook
Banner Publicitário