Voz da Póvoa
 
...

Plataforma +Associativismo – A Primeira Agenda Concelhia Associativa Online

Plataforma +Associativismo – A Primeira Agenda Concelhia Associativa Online

Educação | 31 Janeiro 2020

A sala de conferências da Biblioteca Municipal Rocha Peixoto foi palco da apresentação da ‘Plataforma +Associativismo’, criada no âmbito do Orçamento Participativo Jovem, uma iniciativa do Pelouro da Juventude do Município da Póvoa de Varzim, que decorreu ao fim da tarde de sexta-feira.
O desafio foi lançado aos jovens, entre os 14 e os 30 anos, residentes, estudantes ou trabalhadores no concelho. O projecto da autoria do jovem Manuel Vieira, agora apresentado, foi o vencedor do primeiro Orçamento Participativo Jovem lançado pela Câmara Municipal em 2017. A apresentação da nova ferramenta associativa contou com as presenças de Luís Diamantino, vice-presidente da Câmara Municipal, e de Marco Barbosa, vereador com o Pelouro da Juventude.

“Quisemos apresentar um projecto convincente e sem pressas. A criação da plataforma acontece por uma necessidade que detectei, enquanto dirigente associativo, em como podia abranger mais pessoas, sem ser o público que contacto no dia-a-dia. Depois, como é que eu consigo publicar um evento para que não aconteça as pessoas dizerem que não tiveram conhecimento. Foi precisamente estes dois pilares que possibilitaram enquadrar este projecto no Orçamento Participativo Jovem e hoje, finalmente, apresentá-lo, de forma a possibilitar que toda a população possa usufruir. Dentro da simplicidade, fizemos alguma formação para que as associações estejam capacitadas para fazerem o trabalho de edição e colocação de eventos”, revelou Manuel Vieira, autor do projecto e profissional na área das Tecnologias de Informação.

Numa sala repleta de dirigentes de várias associações do concelho, as atenções estiveram centradas nos passos a seguir na ‘Plataforma +Associativismo’. A caixa inicial da plataforma divulga de forma aleatória as associações e os eventos sem dar privilégios a ninguém. Todos os eventos estão relacionados com a data de quando começa e quando termina. Todos têm palco, sejam associações desportivas, culturais ou recreativas, mas quem mais trabalha terá, naturalmente, maior visibilidade.

Para Luís Diamantino, está assim criada a possibilidade de todos se encontrarem: “Agradeço aos presentes e ao Manuel Vieira pelo excelente projecto que apresentou. Os jovens, quando incentivados, são sempre capazes de surpreender”.
Em tom de brincadeira, Luís Diamantino até referiu: “Com a simplicidade que foi apresentado o projecto, até eu sou capaz de criar uma associação. Todos os passos são fáceis de dar”. E acrescentou: “Agora, todos em conjunto, podemos nos organizar. Este é também um passo para as associações se encontrarem, porque esta plataforma permite saber das actividades de todas as associações que a queiram utilizar”.
Com a ‘Plataforma +Associativismo’, um projecto financiado integralmente pelo Município da Póvoa de Varzim, todas as associações do concelho têm acesso a um espaço online gratuito para divulgarem as suas actividades, identidade e respectivos contactos. Está criada assim a primeira agenda concelhia associativa online.

partilhar Facebook
Banner Publicitário