Voz da Póvoa
 
...

Filipa Carneiro e ‘Embaixador’ Conquistam Taça de Portugal de Dressage

Filipa Carneiro e ‘Embaixador’ Conquistam Taça de Portugal de Dressage

Desporto | 31 Outubro 2019

Filipa Carneiro e o seu cavalo lusitano ‘Embaixador’ terminaram a época desportiva com chave de ouro, ao sagrarem-se campeões do Grande Prémio da Taça de Portugal de Dressage.

A final da competição decorreu nas instalações do Centro Equestre Internacional de Alfeizerão e a cavaleira poveira não podia estar mais feliz com a conquista de mais um título nacional para o seu vasto e rico palmarés. “O ‘Embaixador’ é um cavalo lusitano com 10 anos. Foi uma prenda de Natal dos meus pais e está comigo há quatro anos. Tem uma personalidade muito forte, mas vinha de uma disciplina completamente diferente, de uma equitação mais à portuguesa. Não tinha qualquer experiência a nível técnico, mas o trabalho realizado ao longo destes quatro anos resultou na conquista do Grande Prémio da Taça de Portugal, logo no seu ano de estreia no nível mais elevado do Dressage”.

E prosseguiu: “É verdade que acalentava o sonho de conquistar o título, mas o Grande Prémio tem um grau de exigência muito elevado, de tal forma que é uma disciplina presente nos Jogos Olímpicos. A partir de agora, vamos consolidar o trabalho e pensar numa carreira internacional”.

Filipa Carneiro e ‘Embaixador’ venceram o Grande Prémio da Taça de Portugal com uma margem confortável sobre a concorrência, o que atesta o trabalho de qualidade que foi desenvolvido ao longo dos últimos quatro anos. Refira-se que o Dressage é a base para todas as disciplinas equestres. Cavalo e cavaleiro executam um teste de movimentos que é julgado em qualidade, precisão e apresentação. A ‘cumplicidade’ entre os dois é fundamental para que tudo saia na perfeição.

“Existem duas grandes competições em Portugal, o Campeonato Nacional e a Taça de Portugal. Atendendo à pouca experiência do ‘Embaixador’ no nível máximo do Dressage (Grande Prémio), optei por competir apenas na Taça de Portugal, constituída por cinco jornadas, e ele teve uma prestação excepcional, alcançando o pódio em todas elas, de tal forma que chegamos à final, que acabamos por vencer, com uma vantagem bastante confortável em relação ao segundo classificado”, referiu a campeã.

Refira-se que já no ano passado, no nível abaixo (São Jorge), o ‘Embaixador’ foi vice-campeão da Taça de Portugal e do Campeonato Nacional, para além da conquista de pódios em algumas provas CDI – Concurso Dressage Internacional realizadas em Portugal. Filipa Carneiro alimenta o sonho de marcar presença nos Jogos Olímpicos, mas para já vai aprimorar o trabalho que tem desenvolvido com o ‘Embaixador’, sendo certo que na próxima época vai competir no Campeonato Nacional e na Taça de Portugal.

Filipa Carneiro tem 28 anos e já compete a nível federado desde os 16 anos de idade. A cavaleira poveira concilia a vertente competitiva com o de monitora de equitação e responsável técnica do Centro Hípico Norequestre. Toda e qualquer actividade equestre é mais tecnicamente correcta e esteticamente apelativa quanto maior for a harmonia entre cavalo e cavaleiro. “O Dressage é uma disciplina muito rigorosa. Enquanto nos obstáculos o cavalo tem de saltar sem derrubar as varas, no Dressage importa auxiliar o cavalo a desenvolver a capacidade de executar todos os seus movimentos naturais, tornando-o num animal flexível, calmo e atento ao cavaleiro. São pontuáveis vários parâmetros como o desenho das figuras, a retitude do cavalo, a impulsão, a posição do cavaleiro enquanto hipista, e a submissão do cavalo perante as ajudas do cavaleiro. Ou seja, quanto maior for a simbiose entre cavalo e cavaleiro, maior é a pontuação”, explicou à nossa reportagem.

Fundado em Janeiro de 2008, o Centro Hípico Norequestre, situado na Rua Alto das Póvoas, n.º 270, em Terroso, oferece uma variedade de serviços como uma escola de equitação, hipoterapia, alojamento e ensino de cavalos, passeios equestres, espaços para a realização de festas e eventos, numas instalações modernas que comportam, entre outros, um picadeiro olímpico coberto (60x20m), um picadeiro descoberto (40x20m), 61 boxes, bar, esplanada e zona de estacionamento.

partilhar Facebook
132/Filpa-Carneiro-e-Embaixador.jpg
132/Filipa-Carneiro.jpg
132/Cumplicidade-entre-cavalo-e-cavaleiro.jpg
Banner Publicitário