Voz da Póvoa
 
...

Espaço d’Mente foi Laboratório de criação do URGE Glookall Fest

Espaço d’Mente foi Laboratório de criação do URGE Glookall Fest

Cultura | 18 Maio 2022

A imaginação chegou depois à escrita, mas foram os sons a assumir a suprema arte de musicar. Ao acaso as palavras podem adivinhar, mas o caminho mesmo repetido oferece surpresa. Nós que não estivemos assumimos o que nos chegou por cá, sem reservas nem incertezas:

Quem já não desejou poder assistir ao processo de criação de um artista que admira? No passado domingo, dia 15 de Maio, pelas 15 horas e 15 minutos, o Espaço d’Mente, sede da Varazim Teatro na Póvoa de Varzim juntou, para uma Tertúlia com difusão global, os 21 artistas que foram selecionados para as Bolsas de Criação do URGE Glookall Fest - Festival de Inéditos. Abrindo digitalmente este encontro ao público revelou-se também a ponta do véu sobre os espetáculos que serão apresentados, os processos criativos, as metodologias que os tutores usaram nos primeiros Laboratórios.

A conversa teve início com uma breve apresentação do projeto por Eduardo Faria, Diretor Artístico da Varazim Teatro referindo que este projeto tem apoio da República Portuguesa através do programa Garantir Cultura. Pudemos ouvir de seguida o Tutor de Dramaturgia Jorge Louraço Figueira e cada um dos 6 dramaturgos teve a oportunidade de falar sobre a sua experiência da Residência Artística na Póvoa de Varzim e levantar o véu sobre os textos criados. Foi a vez de ouvirmos Leonardo Shamah, tutor de Criação Teatral, sobre o processo que imprimiu ao Laboratório e sobre as possíveis perguntas que devem ser feitas aos Bolseiros de Criação Teatral que iniciaram nesse momento a sua residência artística. Estes atores criadores puderam também expressar as suas inquietações e expectativas sobre o trabalho a partir dos textos apresentados.

A conversa foi fluente em palavras, algumas gargalhadas e abriu caminho a muitas questões que serão respondidas durante o percurso destes artistas até à sua apresentação ao público.

Estas criações artísticas (dramatúrgicas e teatrais) complementar-se-ão confluentemente na perseguição de um perscrutar da cultura local contemporânea.

A 18 e 19 de Junho os espetáculos de Teatro Inédito criados no âmbito de Residência Artística que está a decorrer até ao dia 22 de Maio, serão apresentados em espaços públicos da Póvoa de Varzim, possibilitando assim de forma inesperada, à comunidade uma revisitação de si mesma.

 

Fotografias por Ana Patrícia Silva 

partilhar Facebook
Banner Publicitário