Voz da Póvoa
 
...

Na Reunião de Câmara a Educação Volta a Ter Prioridade nos Investimentos

Na Reunião de Câmara a Educação Volta a Ter Prioridade nos Investimentos

5 Agosto 2020

Todas as propostas em agenda foram aprovadas na Reunião do Executivo Municipal, que se realizou ao final da tarde de terça-feira, 04 de Julho, no salão Nobre dos Paços do Concelho. o destaque vai para a abertura de concurso público para a adjudicação da empreitada de ampliação e requalificação da Escola EB1 da Giesteira.

No final da reunião, o Presidente da Câmara Municipal, Aires Pereira revelou que, “a ampliação e requalificação da Escola da Giesteira é um investimento que tem vindo a ser pedido, quer pela Escola, quer pela Associação de Pais, quer pelo Académico de Belém que também vai usufruir do aumento das instalações. É um concurso público com um montante de 740 mil euros”.

Segundo o Edil, a Escola da Giesteira vai sofrer uma remodelação total, “Toda a zona da cozinha e da cantina. Mas também a construção de um pavilhão polivalente nas traseiras do edifício escolar, que será partilhado pela escola e pelo Académico de Belém. Ficará uma escola nova quando chegarmos ao fim da empreitada. A obra poderá arrancar em Setembro e prolongar-se-á durante o ano lectivo. Se for necessário por condicionalismos das obras, arranjaremos um espaço para que os alunos possam ter aulas”.

Aires Pereira acrescentou que “foi aprovada a abertura do concurso público que tem vários lotes para a remoção do amianto nas escolas do Pré-escolar e 1º Ciclo de Ensino Básico”.
Para além da Escola EB1 da Giesteira, serão removidas e substituídas todas as estruturas com amianto existente na Escola Básica de Agro Velho em Aver-o-Mar, na Escola Básica de Granja e na Escola Básica de Sininhos na Póvoa de Varzim, na Escola Básica de Navais, na Escola EB1/Ji de Paçô em Terroso e na Escola EB1/Ji de Pedreira em Argivai.

Foi também aprovada a abertura dos procedimentos de contratação com vista à conclusão das obras do edifício que dará lugar ao Centro de Atendimento Municipal (antiga Garagem do Linhares). “Aprovamos ainda um protocolo com a cedência do terreno para podermos finalizar o acesso a partir da garagem do linhares ao Metro. o proprietário chegou a acordo com a Câmara”, revelou o Presidente.

Ainda na Reunião de Câmara foi aprovada a delegação de competências para a organização mensal por parte da União de Freguesias da Póvoa de Varzim, Beiriz e Argivai, de uma Feira de Artesanato e Velharias na Praça Luís de Camões, que poderá arrancar em Setembro.

A este propósito Aires Pereira disse que “havia uma pretensão antiga dos artesãos da Póvoa de Varzim, desde a camisola Poveira a construtores de artefactos tradicionais ligados ao mar, de terem um espaço para poderem vender o seu artesanato. Por isso uma vez por mês haverá essa feira organizada por quem detém a competência na área da sua jurisdição”.

 

 

partilhar Facebook
363/CMPV-RS9_1540_.jpg
14/geral-camara.jpg
Banner Publicitário