Voz da Póvoa
 
...

Retoma dos Transportes Públicos no Concelho Anunciada por Aires Pereira

Retoma dos Transportes Públicos no Concelho Anunciada por Aires Pereira

4 Julho 2020

Em comunicado divulgado pelo site do município, o Presidente da Câmara, Aires Pereira, anuncia a Retoma dos Transportes Públicos no Concelho:

Caros poveiros,

O COVID-19 veio limitar a nossa liberdade, mas não pode restringir os nossos direitos fundamentais enquanto cidadãos. Este é, desde o início, o nosso entendimento; e foi sempre com base no mesmo que me dediquei a fazer valer, em nome de todos os poveiros, um direito básico por muitos esquecido em tempos de pandemia: o direito à mobilidade.

A partir da segunda quinzena de março, o Município da Póvoa de Varzim sofreu uma paralisação da oferta dos serviços de transportes públicos. Da totalidade das linhas municipais até então asseguradas pelos operadores privados de transporte, manteve-se operacional apenas uma linha intermunicipal (Póvoa de Varzim – Famalicão – Guimarães) em regime de serviços mínimos. Mais recentemente, outra linha intermunicipal (Póvoa de Varzim – Viana do Castelo) foi também reativada com muitas limitações, prevendo somente duas viagens de ida e de volta diárias. Esta situação tornou-se insustentável, na medida em que deixou de parte todos os residentes das freguesias do nosso concelho, os quais passaram a não poder contar com qualquer tipo de transporte público.

Para que este panorama profundamente inaceitável não se mantivesse no nosso concelho e impossibilitasse as deslocações dos poveiros que estiveram sempre na primeira linha e que, mesmo durante o confinamento, nunca deixaram de trabalhar, o Município da Póvoa de Varzim esteve, desde a primeira hora, em permanente contacto com a Área Metropolitana do Porto (AMP), a entidade que detém competência delegada por parte dos concelhos em matéria de transportes.

A nossa autarquia, não tendo competência nem legitimidade para articular diretamente com os operadores de transporte, recordou por diversas vezes a AMP do seu papel e necessidade de encontrar uma solução para este impasse. Eu próprio, designadamente a 23 de abril e a 29 de maio, propus formalmente soluções práticas para resolver a falta de transportes com urgência, como foi o caso da definição de linhas de “serviços mínimos” ou o recurso à requisição civil. No entanto, e como em nada mudou a postura inflexível dos operadores de transportes, vimo-nos obrigados a garantir, através dos nossos próprios meios, o regresso às aulas presenciais. Desde 18 de maio, o Município da Póvoa de Varzim tem vindo a assegurar o transporte gratuito de 180 estudantes poveiros do 11.º e 12.º ano de escolaridade.

E é agora, com um há muito desejado sentimento de dever cumprido, que me vejo finalmente possibilitado de comunicar a todos os poveiros que, após tanto tempo privados injustamente de usufruir deste serviço básico, poderão voltar a utilizar os transportes públicos diariamente já a partir da próxima semana. Na segunda-feira, dia 6 de julho, abrem ao público as bilheteiras na Central de Camionagem da Póvoa de Varzim e na terça-feira, dia 7 de julho, retomam-se as linhas de transporte que cobrirão todo o concelho. Os utentes deverão contactar os operadores de transportes para consultar os horários e outras informações.

Sabendo que em tempos excecionais não há soluções ideais, mas sim as possíveis, informo que o Município da Póvoa de Varzim dedicou todos os seus esforços junto da AMP para que, pelo menos, a oferta correspondesse às necessidades reais da nossa comunidade. E é com satisfação – mas ciente de que esta resposta peca por tardia! – que vos comunico que a oferta do serviço de transportes públicos se situará acima dos 75% quando comparada com a que existia anteriormente em período não escolar.


Póvoa de Varzim, 4 de julho de 2020


Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim,
Eng.º Aires Henrique do Couto Pereira

partilhar Facebook
401/IMG_6807.jpg
406/020.jpg
Banner Publicitário