Voz da Póvoa
 
...

O Primeiro Dia de Junho Reabre Salas de Espectáculo

O Primeiro Dia de Junho Reabre Salas de Espectáculo

27 Maio 2020

Aos poucos o país regressa a um tempo sem coronavírus. Não, ele ainda anda por aí, a pandemia ainda tem muito caminho para lamentar, por isso saiba ocupar o seu lugar nesta nova normalidade.

A ministra da cultura, Graça Fonseca, anunciou a reabertura das salas de espetáculos, teatros e cinemas a partir de segunda-feira. Era de esperar normas e limitações e elas foram reveladas. Todas as filas das salas vão poder levar espectadores com lugares marcados e um de intervalo e entre filas lugares desencontrados. Há excepções para quem vive maritalmente ou no mesmo lugar (coabitantes). O uso da máscara é obrigatório, assim como a obrigação de bilhete em cada espectáculo, mesmo que gratuito e aos responsáveis pelas salas têm que assegurar Planos de Contingência, com a obrigação de higienizar entre cada espectáculo ou sessão, as salas, antes da abertura de portas e logo após o final de cada sessão, sem esquecer a "limpeza e desinfeção periódica das superfícies, de instalações sanitárias e de pontos de contacto”, referiu a governante.

As normas para a permissão de espectáculos nas salas de teatros exigem uma distância de dois metros entre a boca de cena e a primeira fila. Segundo a ministra da cultura “os corpos artísticos e equipas técnicas não têm de usar Equipamento de Proteção Individual em palco, mas sim à entrada e saída de palco”, regras aplicadas ao nível da circulação de pessoas em espaços desta natureza.

A venda de ingresso deve ser feita preferencialmente de véspera e por via eletrónica.
Quanto à natureza dos espectáculos ao ar livre assumem algumas diferenças, não é obrigatório o uso de máscara, mas há a obrigação dos lugares, dentro de determinadas delimitações, estarem identificados, seja com marcações no chão, por cadeiras ou outros elementos fixos. É também necessária uma distância de 1,5 metros entre espetadores. As entradas só serão permitidas com o controlo de um técnico do espetáculo.

partilhar Facebook
377/SALA_4.JPG
377/SALA_1.JPG
377/SALA_2.JPG
377/SALA_3.JPG
Banner Publicitário