Voz da Póvoa
 
...
Curtas e Grossas Por... Ademar Costa

Moradores de calçadas

Edição 1933 | 2019-11-20

361 pessoas dormem nas ruas da cidade de Lisboa. Afinal, este número não é mencionado na propaganda governamental. Não podemos permanecer indiferentes a este flagelo. Custa entender como não é possível o seu realojamento. Este Governo devia ter nomeado um secretário de Estado para os sem-abrigo. E, sobretudo, lançar um programa de realojamento. Depois não se queixem do crescimento eleitoral do ‘Chega’. Uma coisa é certa, para a banca falida não falta dinheiro. Marcelo Rebelo de Sousa voltou a lembrar-se dos sem-abrigo. Esperemos que convença o Governo a pôr mãos à obra.

Por Ademar Costa

Envelhecer Sem Qualidade

Edição 1931 | 2019-11-06

Portugal tem mais de 2,1 milhões de pessoas com idade superior a 65 anos. Na União Europeia, só somos ultrapassados pela Itália e pela Grécia. Segundo a última Operação Censos da GNR, 34 mil idosos vivem sozinhos, sendo que 21 mil são mulheres. A obsessão pelo défice origina envelhecimento sem qualidade de vida para muitos portugueses. Da austeridade descarada de Passos Coelho, António Costa inaugurou a austeridade disfarçada. Envelhecemos afogados em impostos.

Por Ademar Costa

“Lancet” Lançou Alerta

Edição 1930 | 2019-10-30

“Lancet” Lançou Alerta

“A falta de investimento no Serviço Nacional de Saúde (SNS) está a impedir a modernização de hospitais e a substituição de material médico obsoleto”. Não, não foi Rui Rio, Assunção Cristas ou André Ventura a fazer esta radiografia ao SNS. Esta conclusão foi publicada pela prestigiada revista científica inglesa Lancet. A obsessão pela redução do défice espoletou a imaginação de Mário Centeno e António Costa com as célebres cativações. Se o estado a que chegou o SNS fosse durante a governação da direita, a esquerda unida pedia a queda do executivo. Afinal, as cores com que o PS pinta a governação não fazem um arco-íris.

Ademar Costa

 

Relações Laborais

Edição 1929 | 2019-10-23

“Só há uma coisa pior do que formar colaboradores e eles partirem. É não formá-los e eles permanecerem”. As sábias palavras de Henry Ford remetem-nos para a deficitária formação profissional em Portugal. A consolidação das relações laborais não pode ser feita apenas na disciplina. Os baixos salários, o trabalho precário e a desregulação dos horários deveriam preocupar o próximo executivo. Não é por acaso que Portugal é eleito o melhor destino para reformados europeus. Os preços dos bens essenciais pouco diferem das capitais europeias. Já a nível de ordenados é o que sabemos…

...Por Ademar Costa

O ‘Chega’ Chegou

Edição 1928 | 2019-10-16

Após 45 anos de democracia parlamentar, a extrema-direita vai sentar-se na casa da democracia. A aburguesada classe política portuguesa que se cuide. André Ventura promete ser o Matteo Salvini português. A corrupção, o tráfico de influências, a subsídio-dependência, as baixas reformas da Segurança Social, o tráfico de droga, as deficiências do Serviço Nacional de Saúde vão ser de bicada fácil para o comentador televisivo afecto ao clube da águia. Afinal, a queda do CDS deu força à extrema-direita. De partido “táxi”, o CDS tinha passado a partido tampão contra o alavancar extremista da direita. Parabéns ao Livre e à Iniciativa Liberal.

...Por Ademar Costa.

munidade e Impunidade

Edição 1925 | 2019-09-25

Aproxima-se o dia em que milhões de portugueses vão investir na “bolsa” da Assembleia da República. As eleições legislativas vão distribuir milhões de euros através das subvenções anuais e das subvenções para as campanhas eleitorais dos partidos. Ainda há muitos portugueses que pensam que a maioria dos agentes políticos corre por amor à camisola. Mas não é bem assim. Ser eleito deputado é ter inúmeras regalias, um bom ordenado e a tal imunidade parlamentar própria dos regimes caducos.

Alexandre Soares dos Santos

Edição 1924 | 2019-09-18

Faleceu o empresário que pagava aos seus trabalhadores acima do salário mínimo praticado a nível nacional. Alexandre Soares dos Santos e a sua família criaram a Fundação Francisco Manuel dos Santos, que suporta a PORDATA – Base de Dados de Portugal Contemporâneo, uma plataforma que presta um inestimável serviço aos investigadores e simples curiosos sobre estatísticas. Escasseiam os portugueses com coragem para dizer o que pensam sobre diversos aspectos da vida social e económica portuguesa. A família Soares dos Santos é rica? Portugal precisa de ricos, não de pobres.

Ademar Costa

 

SNS para Animais

Edição 1923 | 2019-09-11

Sou a favor da proposta do PAN (Pessoas-Animais-Natureza) quanto à ideia de criação de uma “espécie de SNS para animais”. Portugal deve dar sinais ao Mundo de ousadia e modernidade. Não é fácil falar de um SNS para animais quando há tanto a fazer no Serviço Nacional de Saúde fundado por António Arnaut. Mas não podemos esquecer que há milhares de pessoas que têm apenas cães e gatos por companhia, não tendo posses para idas ao veterinário. Por outro lado, as autoridades não podem ignorar as matilhas que têm atacado pessoas na via pública.

Luxos e Negócios Secretos

Edição 1922 | 2019-09-04

A suspeita de crimes de corrupção, falsificação de documentos e branqueamento de capitais abateu-se sobre várias figuras do mundo da política, do futebol e da alta finança. Enquanto a Autoridade Tributária deixa pele e osso ao comum dos cidadãos em caso de incumprimento fiscal, gente da alta roda, com dívidas de milhões à banca, faz negócios imobiliários milionários. Enquanto não for aprovada uma lei que criminalize efectivamente o enriquecimento ilícito, a teia da corrupção continua a sufocar medidas de combate aos delitos económicos.

Salvar o emprego

Edição 1921 | 2019-08-28

Apesar da multiplicidade de cursos superiores e profissionais, os dados do Boletim Estatístico do Gabinete de Estratégia e Estudos do Ministério da Economia mostram que 800 mil trabalhadores recebem mensalmente menos de 600 euros! É triste ver jovens formados com empregos precários e aquém das suas habilitações, quando os pais pagaram forte e feio para a sua formação académica. Com milhares de assalariados, que trabalham sem fazer descontos para a Segurança Social, é urgente criar emprego dentro da lei que promova a segurança dos trabalhadores e contribua para a sustentabilidade do organismo que nos vai pagar as reformas.

O PSD de Rui Rio

Edição 1920 | 2019-08-07

Rui Rio foi acusado de transformar o PSD numa “comissão liquidatária”. Nada mais injusto. Passos Coelho foi um grande amigo de António Costa ao deixar-lhe um país com as finanças em dia, após um programa de intervenção financeira. Não é fácil ao líder do PSD remar contra a conjuntura internacional favorável ao Governo. Enquanto Vítor Gaspar foi crucificado devido à enorme carga de impostos, Mário Centeno está nas graças da “geringonça”. Quando Rui Rio propôs que autarcas condenados não poderiam recandidatar-se, acabou por cavar a “própria sepultura”.

O Preço do Voto

Edição 1919 | 2019-07-31

“Ninguém dá dinheiro para uma campanha eleitoral ou para um partido de forma inocente. Quando dá, está à espera de uma contrapartida”. Luís Marques Mendes sabe do que fala. O autor do livro “Mudar de Vida” mudou de discurso. Marques Mendes integrou os três governos de Aníbal Cavaco Silva, quando poderosos grupos privados financiavam as campanhas eleitorais dos partidos do arco da governação. Ao criticar o pouco alcance da Lei do “lobbying”, vetada por Marcelo Rebelo de Sousa, o comentador da SIC vai mais longe e propõe o financiamento público. Mais vale tarde do que nunca…

Facebook
Banner Publicitário