Reportagem

As Notícias Que Marcaram as Páginas do “A Voz da Póvoa” Em 2016

Dinis Carmo

Janeiro: O Japão foi o primeiro país a nível mundial a aprovar a patente de um conjunto de instrumentos cirúrgicos, desenvolvido pelo cirurgião-ortopedista Dinis Carmo, para tratamento do Síndrome do Túnel do Carpo (STC), uma doença caracterizada por dores, formigueiros e adormecimentos ao nível do punho, mãos e dedos. Em Portugal, e a partir do Porto, o médico poveiro já aplicou a sua técnica cirúrgica em centenas de pacientes, observando uma taxa de sucesso muito próxima dos 100 por cento.

Corentes-d'Escritas-(Fevereiro)
Fevereiro: As Correntes d’Escritas são um acontecimento que já ultrapassou a fronteira das línguas ibérias. Assumidamente, o Encontro de Escritores de Expressão Ibérica marca, em Fevereiro de cada ano, o arranque do calendário literário. Para além dos muitos escritores e poetas, também são muitas as editoras que aproveitam para apresentar os seus autores e novos projectos literários. Os anos passam e este evento não pára de crescer. Semear palavras é o tronco universal das Correntes d’Escritas.

José-Allen-(Março)
Março: Há histórias com finais felizes e heróis acidentais. Foi o que aconteceu com José Allen. No dia 8 de Março, ele seguia de carro pela Estrada Nacional 13 quando ouviu um grito. Na varanda da janela do 1º andar do nº 38 da rua Gomes de Amorim, em frente aos Talhos Meireles, uma idosa de 70 anos estava agarrada ao gradeamento, pelo lado de fora da janela, ameaçando cair. José Allen largou o carro no meio da estrada e tornou-se num herói ao salvar a mulher.
Gala-Centenário-Varzim-(Abril)
Abril: Um manancial de emoções fortes, grande fervor clubístico e muitas homenagens marcaram a Gala do Centenário do Varzim Sport Club, que juntou cerca de 400 convivas no Casino da Póvoa, desde antigos e actuais dirigentes, funcionários, sócios, atletas, presidentes e representantes de outros clubes e instituições. Sob o lema “Um século de vida, um século de orgulho!”, o evento serviu também para a direcção do Varzim homenagear as personalidades e entidades que mais contribuíram para a longevidade do clube.

Carlos-Araújo-(Maio)
Maio: A primeira cerveja produzida a partir de mosto de uvas de casta Alvarinho foi criada por um poveiro e tem a denominação ‘Mesmo Boa’. Carlos Araújo tem uma imaginação fértil e uma veia empreendedora. Foi ele o primeiro a criar a trufa de Alvarinho, e já havia sido o introdutor em Portugal do veículo ‘Bebipedala’. Registada no Ministério da Agricultura e no IMPI, a ‘Mesmo Boa’ tem a vantagem de não conter conservantes.

Entrev.-Aires-(Junho)
Junho: O mês de Junho dá as boas-vindas ao Verão. Depois do sucesso de “Os Dias no Parque”, seguiram-se as comemorações do Dia da Cidade, e todo o concelho fervilha com as Festas de S. Pedro, que fazem as delícias dos poveiros e dos turistas. Neste mês, Aires Pereira, Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, concedeu uma grande entrevista ao nosso jornal, onde destacou os projectos e as intervenções que pretendem consolidar um modelo de cidade assente nas vertentes do Turismo, da Cultura, do Lazer e da Atracção de Investimento.