Política

MEMBRO HONORÁRIO DA ORDEM DO MÉRITO
Presidente Condecorou a Associação Pró-Maior Segurança dos Homens do Mar

Marcelo-Rebelo-de-Sousa-condecorou-a-APMSHM

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, esteve no porto de pesca da Póvoa de Varzim para condecorar a Associação Pró-Maior Segurança dos Homens do Mar (APMSHM), que este ano comemora dez anos de existência, com o título de Membro Honorário da Ordem do Mérito.

Foi o cumprimento de uma promessa feita em Fevereiro, durante a sua vinda ao Correntes d’Escritas. Nessa altura, o chefe de Estado referiu: “A segurança dos homens do mar deve servir de exemplo e incentivo para que todos os portugueses promovam uma cultura de segurança marítima nacional, respeitando aquilo que tanto enobrece a nossa secular vocação enquanto nação, acreditando que na vocação marítima nacional está também o nosso futuro. Tenho manifestado a merecida preocupação pela comunidade piscatória, nomeadamente o mérito desta associação por lutar pela segurança dos homens do mar. Há dez anos sentiu-se que era necessário prevenir e não apenas chorar e prestar solidariedade. É a génese desta associação. Não só distribuir equipamentos, mas também explicar aos homens do mar a importância da sua utilização. Esta comunidade enriquece-nos enquanto nação com vocação marítima, porque se empenha na sua profissão, tão dura e perigosa, que normalmente só faz parte das nossas memórias nos momentos mais trágicos. Portugal tem conseguido preservar a sua identidade marítima graças ao espírito de grande sacrifício de todos estes homens e suas famílias. Pensar que as condecorações se dão apenas para celebrar o passado é uma ideia pobre. Servem, sobretudo, para apontar o futuro”.

A Associação Pró-Maior Segurança dos Homens do Mar foi criada a 14 de Março de 2007, na sequência do naufrágio do ‘Luz do Sameiro’ onde morreram seis pescadores a 50 metros da praia. Conta com 700 embarcações associadas e seis mil homens, sendo considerada a maior associação deste género em Portugal.

Segundo consta do Alvará da Condecoração, “Marcelo Rebelo de Sousa, Presidente da República e Grão-Mestre das Ordens Honoríficas Portuguesas, faz saber que nos termos da respectiva lei e por alvará datado de 31 de Maio de 2017, confere à Associação Pró-Maior Segurança dos Homens do Mar o título de Membro Honorário da Ordem do Mérito”. A Ordem do Mérito visa distinguir actos ou serviços meritórios que revelem abnegação em favor da colectividade, praticados no exercício de quaisquer funções, públicas ou privadas.

Leia a notícia na íntegra na edição impressa.