Geral

Sempre Jovem – Centro de Actividades Ocupacionais

Isabel Ferreira e uma utente do 'Sempre-Jovem'

Isabel Ferreira e uma utente do ‘Sempre-Jovem’

Sempre Jovem – Centro de Actividades Ocupacionais, situado na Rua Dr. Flávio Gonçalves, n.º 117, na Póvoa de Varzim, foi inaugurado no passado mês de Novembro e é um projecto conjunto de duas irmãs, Isabel Ferreira, enfermeira, e Sara Ferreira, médica.

Trata-se de uma resposta social por excelência que permite a permanência dos utentes no seu meio sociofamiliar, minimizando o risco de dependência e, consequente, institucionalização.

Como diz o ditado, “a necessidade aguça o engenho”, e foi assim que surgiu este projecto, explicou à nossa reportagem Isabel Ferreira: “Era um sonho antigo, meu e da minha irmã, mas o impulso surgiu quando a nossa mãe desenvolveu uma demência, com várias limitações cognitivas. Deparamo-nos com o problema onde a colocar e que respostas sociais existiam. Na altura, não havia muita oferta nesta área e por isso decidimos avançar com este projecto”.

O Sempre Jovem – Centro de Actividades Ocupacionais tem capacidade para 20 utentes e assegura os seguintes serviços: Actividades lúdicas; Acompanhamento psicossocial; Acompanhamento de enfermagem; Administração de medicação; Estimulação cognitiva e física; Apoio em tarefas quotidianas; Refeições diárias.

Leia a notícia na íntegra na edição impressa.