Geral

Grupo de Associados Funda a Confraria Varzinista

Confraria-Varzinista

Um grupo maioritariamente de sócios do Varzim Sport Club, pais de atletas da Escola de Futebol “Os Tarrotes”, fundaram, no passado dia 29 de Março, a Confraria Varzinista, uma organização sem fins lucrativos, que tem como objectivo a promoção do debate construtivo sobre o presente e o futuro dos jovens desportistas das camadas jovens da formação do Varzim SC e de todas as outras associações desportivas do concelho da Póvoa de Varzim.

A Confraria Varzinista foi constituída por 12 elementos: Manuel Malheiro, Carlos Caneja, Rui Bacelar, Vasco Fonseca, Paulo Pinto, Alexandre Cardoso, João Monte, Vítor Ferreira, Augusto Gomes, Sérgio Organista, Bruno Fernandes e Fernando Jesus. Um número que se pretende mais alargado, com vista à prossecução da sua missão, que passa por organizar, apoiar e incentivar: Eventos e actividades lúdicas, relacionados com o seu objecto social; Publicações de estudos, de literatura e textos técnicos, apoiando projectos de carácter marcadamente identificados com os fins da Confraria; Projectos que visem o bem comum, em colaboração com as entidades oficiais, com vista a alcançar objectivos de interesse geral.

Este grupo foi criado em 26 de Dezembro de 2016, com oito elementos, mas só agora decidiu oficializar e constituir a Confraria Varzinista. Manuel Malheiro explicou à nossa reportagem a génese e os objectivos deste projecto: “Pretendemos juntar-nos regularmente, fortalecer a amizade que nos une, que em comum tem este amor ao Varzim, e encontrar formas de ajudar e apoiar o clube do nosso coração. Começamos com um grupo informal, constituído por pais de atletas da escola ‘Os Tarrotes’, até que decidimos, recentemente, oficializar este movimento, com a constituição da Confraria Varzinista. Elaboramos os estatutos e pretendemos alargar a Confraria a mais elementos, desde que tenham vontade e espírito de missão em ajudar o Varzim”.

Apesar de ainda não ter existido uma reunião com a direcção do clube alvi-negro, presidida por Pedro Faria, Manuel Malheiro acredita que a Confraria Varzinista reúne todas as condições para ser um importante suporte à estrutura do clube. “Não nos move nenhum outro interesse para além de procurar ajudar o Varzim. Estamos aqui para contribuir, dentro das nossas possibilidades e capacidades, para elevar a instituição Varzim Sport Club. Nunca nos vão ouvir falar mal dos dirigentes e das estruturas, nem tomar partido seja do que for. Para isso existem as assembleias-gerais do Varzim. Queremos apenas ser uma mais-valia para o nosso clube e ajudar no que estiver ao nosso alcance”, assegurou Manuel Malheiro.

Leia a notícia na íntegra na edição impressa.