Breves

Concertos Pedagógicos
A Associação Pró-Música da Póvoa de Varzim agendou uma nova série de concertos pedagógicos, que vão decorrer ao longo deste ano. Com o programa “Música ao Fim da Tarde”, pretende-se facultar ao público em geral o conhecimento das grandes obras-primas da música, através de breves sessões, em ambiente informal, com a colaboração de comentadores especializados e experientes concertistas. A primeira sessão é já no próximo domingo, às 18 horas, na Sala de Ensaios do Cine-Teatro Garrett. O compositor Daniel Moreira, habitual colaborador da Casa da Música na série “Concertos comentados”, e o Quarteto Verazin convidam o público para uma breve e informal conversa sobre um dos primeiros quartetos de cordas de Beethoven.

Safra da Sardinha
A Ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, publicou um despacho que interdita qualquer captura de sardinha até 30 de Abril. Trata-se de uma medida que visa a conservação da espécie, o mesmo objectivo que levou Portugal e Espanha a apresentarem à Comissão Europeia um plano plurianual de recuperação de stocks, com restrição de capturas e protecção de juvenis. A decisão da ministra agrada aos armadores, não propriamente pelo impedimento, mas porque tal significa que a frota vai começar a faina mais tarde, quando a espécie está mais desenvolvida. Os pescadores respeitam o período de crescimento da sardinha, mas não aceitam que se diga que a espécie está praticamente extinta.  Muitos dos barcos do cerco dedicam-se nesta altura à captura de biqueirão.

Aves Vítimas de Poluição
Uma das aves cobertas com hidrocarbonetos que deram à costa norte do país foi encontrada na Póvoa de Varzim. Desde então, foram relatados outros casos em Esposende (Apúlia), Espinho, Vila Nova de Gaia e Viana do Castelo. Ao todo, refere o jornal Público, foram encontradas 21 aves, três das quais já mortas. As restantes foram enviadas para o Centro de Reabilitação de Animais Marinhos, situado na Gafanha da Nazaré, em Ílhavo. A directora deste centro afirmou que o foco de poluição deve ter origem no litoral, mas desconhece-se ainda a sua origem.  Sabe-se, apenas, que se trata de hidrocarboneto natural, como é o petróleo, mas a Agência Portuguesa do Ambiente está a proceder a análises às águas. Se encontrar algum animal na situação descrita, deve alertar as autoridades. Refira-se que a limpeza das aves tem de ser feita por especialistas.

Estas e outras notícias na edição impressa.